Série: -
Autor: Lucia Berlin
Data de Leitura: 10/10/2024 ⮞ 14/10/2024
Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse
Berlin descreve os lugares onde viveu e as pessoas com quem se cruzou com a vivacidade, a candura e o sentido de humor que fizeram dela uma autora de culto um pouco por todo o mundo. Antes de morrer, Lucia Berlin estava a trabalhar num livro de textos autobiográficos a que tinha chamado Bem-vinda a casa. Para compor o volume inacabado, Jeff Berlin, filho da escritora, junta aos seus textos um conjunto de fotografias e cartas da sua vida preenchida, trágica e romântica.
Minha review no GoodReads
Lucia Berlin (1936-2004) publicou 76 contos durante a sua vida.
Li 43 no Manual para Mulheres de Limpeza, 22 no Anoitecer no Paraíso e agora os últimos 11 em Bem-Vinda a Casa, que trazia como brinde um conjunto de cartas e algumas fotografias de alguns momentos da sua atribulada vida.
Já vivi em tantos lugares que chega a ser absurdo… e, como mudei de casa tantas vezes, a noção de lugar é muito, muito importante para mim. Ando sempre à procura… à procura de casa.
Lucia Berlin, entrevista 2003
Lucia Berlin era uma contista de mão cheia, em que muitas vezes mistura a ficção com a realidade:
A mãe escrevia histórias verdadeiras; não necessariamente autobiográficas, mas bastante perto disso. As histórias e memórias da nossa família têm sido lentamente moldadas, embelezadas e editadas ao ponto de eu já não ter a certeza do que aconteceu realmente o tempo todo. A Lucia dizia que isso não interessava: a história é que conta.
É com tristeza que termino este livro, não por não ter gostado, mas porque a partir de agora só restam as releituras.