Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] Meus desacontecimentos : a história da minha vida com as palavras - Eliane Brum

                                 


 


Título: Meus desacontecimentos

Série: -

Autor: Eliane Brum

Data de Leitura: 17/09/2025 ⮞ 19/09/2025

Classificação: 


Sinopse

A premiada jornalista Eliane Brum revela suas mais profundas memórias de infância. De quantos nascimentos e mortes se constitui uma vida? De quantos partos uma pessoa precisa para nascer? Com quantas palavras se faz um corpo? A menina que flertava com a morte conta como foi salva pela palavra escrita. Em cada página, personagens fantasticamente reais incorporam-se: a irmã morta, que era a mais viva entre todos; a avó, comedida em tudo, menos na imaginação; a família que precisou de uma perna fantasma para andar no novo mundo; as tias que viravam flores para não murchar. Como repórter e escritora, Eliane sempre questionou a forma como cada um inventa uma vida e cria sentido para seus dias. Em Meus desacontecimentos, conta como ela mesma se arrancou do silêncio para virar narrativa. Neste itinerário de dentro para dentro, a autora percorre-se com delicadeza, mas sem pudor. Oferece-se ao leitor nua. Quase em sacrifício.


Minha review no GoodReads


Desde 2017/2018 que tenho O Olho da Rua e Uma Duas para ler! Mistérios da vida de uma leitora: acho que vou gostar, compro e depois ficam por aqui, à espera que um dia a vontade bata à porta. Ainda não foi desta vez. Optei por Meus Desacontecimentos, uma breve autobiografia da autora.

Eliane Brum é gaúcha, natural de Ijuí – cidade cujo nome, em guarani, significa algo como “Rio das Águas Claras” ou “Rio das Águas Divinas” –, situada no noroeste do estado, ali para os lados da região das Missões.

Em Meus Desacontecimentos, Brum revisita a sua infância e confronta as memórias, as perdas e os traumas que moldaram a sua relação com as palavras.


“Pela memória da minha avó, aprendi a escrever com a ponta dos dedos.”


A autora resgata fragmentos para compor a sua história e mostra-nos que somos feitos tanto pelas lembranças quanto pelos esquecimentos e omissões.