Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] A Vila dos Tecidos - Anne Jacobs

              


 
        

Título: A Vila dos Tecidos

Série: Die Tuchvilla-Saga #1

Autor: Anne Jacobs

Data de Leitura: 14/04/2025 ⮞ 20/04/2025

Classificação: 


Sinopse

Augsburgo, 1913. A jovem Marie começa a trabalhar na cozinha da impressionante mansão dos Melzer, uma família rica, dona da indústria têxtil da região.

Enquanto Marie, uma rapariga pobre, acabada de sair do orfanato onde cresceu, luta, entre intrigas e disputas, por um lugar entre os criados que a olham com desconfiança; os Melzer aguardam com ansiedade o começo da nova temporada dos bailes de inverno, altura em que a bela Katharina, a filha mais nova, será apresentada à sociedade. Apenas Paul, o herdeiro do império Melzer, parece alheio à azáfama, preferindo a sua vida de estudante em Munique. Até que conhece Marie…

A Vila dos Tecidos é o primeiro volume de uma apaixonante saga familiar, que já conquistou mais de dois milhões e meio de leitores.



Minha review no GoodReads

Gosto de sagas familiares — e esta tem seis volumes.


One down, five to go!


O primeiro volume de A Vila dos Tecidos decorre em 1913, na cidade alemã de Augsburg, um centro industrial próspero. A narrativa gira em torno da poderosa família Melzer, proprietária de uma imponente mansão e de uma bem-sucedida fábrica têxtil. A chamada "vila dos tecidos" é um espaço opulento, rigidamente hierarquizado, onde as normas sociais e de etiqueta são seguidas com rigor quase ritual.


O equilíbrio da casa altera-se com a chegada de Marie, uma jovem órfã de origem humilde que começa a trabalhar como criada. Apesar do preconceito e da frieza de muitos elementos do serviço e da própria família, Marie destaca-se pela sua determinação e personalidade, e conquista gradualmente o respeito de quem a rodeia.


Mas a história de Marie está envolta em mistério. As suas origens escondem segredos e silêncios que introduzem um toque de suspense ao romance.


No fundo — no fundo — trata-se da velha história: a menina pobre e órfã que se apaixona pelo "príncipe" rico e bonito. Um enredo clássico que já vimos muitas vezes, seja em Jane Eyre, Orgulho e Preconceito, ou até na eterna Cinderela. Ainda assim, Anne Jacobs entrega-nos esta fórmula com uma roupagem própria, acrescentando-lhe um pano de fundo histórico detalhado, marcado pelas tensões sociais no limiar da Primeira Guerra Mundial.