Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] Caro Idiota - Virginie Despentes

                


      

Título: Caro Idiota

Série: -

Autor: Virginie Despentes

Data de Leitura: 03/03/2025 ⮞ 22/03/2025

Classificação: 


Sinopse

Da autora mais provocadora da literatura francesa, um romance atual sobre a violência das relações humanas. Rebecca tem cinquenta anos, é uma atriz famosa e, embora se ache mais atraente do que nunca, começa a sentir na sua própria pele a discriminação da indústria cinematográfica. Oscar é um escritor só um pouco mais novo do que ela, cuja vida pessoal e carreira se encontram num caos ao descobrir-se no centro do mais recente escândalo MeToo. Zoé Katana, feminista e bloguista, é a jovem vítima que regressou do passado para finalmente ajustar contas com ele. Os três irão iniciar um diálogo tenso, por meio de chat, e descobrir como uma amizade improvável pode nascer entre pessoas que, à primeira vista, nada têm que ver umas com as outras, e como essa força desconhecida as pode ajudar a lidar melhor com as suas ansiedades, neuroses, vícios, complexos, vergonhas e medos. Regresso aguardado e festejado de Virginie Despentes, Caro Idiota é um romance epistolar dos nossos tempos que aborda temas e episódios atuais, um livro de raiva e consolo sobre a violência das relações humanas e sobre as posturas ideológicas às quais estamos agarrados, mesmo quando há muito deixaram de nos fazer compreender não só a realidade mas também a velocidade e irreversibilidade da mudança.


Minha review no GoodReads

Caro Idiota começa de forma explosiva, intensa e sem filtro, onde o insulto é utilizado como uma arma cujo objectivo é destruir o interlocutor pela violência das palavras.


As personagens são três: Oscar Jayack, um escritor de sucesso que, depois de se cruzar com Rebecca Latte, uma actriz igualmente famosa, decide fazer um post a arrasá-la:


essa mulher sublime que iniciou tantos adolescentes naquilo que foi o fascínio da sedução feminina no seu apogeu, transformada, hoje em dia, neste mostrengo. Não apenas envelhecida. Mas pesadona, descuidada, a pele ascorosa, uma personagem de mulher suja, estrepitante.


Rebecca não se fica e responde-lhe, e a partir daqui seguem-se trocas de mensagens e e-mails, onde ambos trocam confidências, até porque têm algumas coisas em comum.


A terceira personagem é Zoë Katana, uma blogger feminista que aproveita o movimento #MeToo para denunciar Oscar por comportamentos inadequados quando era sua assessora de imprensa.


Depois de um início promissor, a coisa acalma. As partes sobre drogas e as reuniões dos NA tornam-se repetitivas e cansativas, como se estivéssemos sempre a ler a mesma coisa.

Oscar e Rebecca são dois egocêntricos que apenas trocam mensagens para se ouvirem a si próprios, sem realmente ouvirem o outro. A voz das personagens pareceu-me toda a mesma, escrevem todos da mesma maneira, o que torna a leitura um pouco monótona.


Mas, Despentes escreve bem, é directa, provocadora e divertida, propõe uma reflexão sobre a condição feminina e juntando a isto tudo alguns momentos e frases marcantes não posso dar-lhe menos que 4 estrelas.