Série: -
Autor: Jane Austen
Data de Leitura: 06/02/2023 ⮞ 12/02/2023
Classificação: ⭐⭐⭐
Sinopse
Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.
Minha review no GoodReads
Não vou nem tentar escrever algo de original sobre uma história que a esmagadora maioria já conhece, seja através do livro ou dos filmes, e que tem mais de 90.000 reviews só aqui no GoodReads.
O que é interessante é verificar que a fórmula dos romances pouco mudou nos últimos 210 anos.
Em Orgulho e Preconceito temos as famílias pobres/remediadas, as de classe alta e altamente snobs, a importância do casamento por dinheiro, as paixões entre pessoas de classes diferentes, os mal-entendidos, o papel da mulher na sociedade – ou melhor, a falta dele -, a arrogância do clero etc. Temos também o vilão, o casal de apaixonados que contra todas as probabilidades acabam por ficar juntos, e algumas figuras que compõem um ramalhete interessante na história e que nos permitem observar como viviam e interagiam as diferentes classes sociais da época.
Toda a narrativa anda à volta do Orgulho de Mr. Darcy e o Preconceito de Elizabeth Bennet, e tal como o bom conto de fadas termina com...e viveram felizes para sempre.