Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] O Arquipélago - Volume I - Erico Verissimo

      




         

Título: O Arquipélago

Série: O tempo e o vento #5

Autor: Erico Verissimo

Data de Leitura: 30/08/2020 ⮞ 30/08/2020

Classificação: 


Sinopse

Neste primeiro volume de O arquipélago, última parte da trilogia O tempo e o vento, os Cambarás retiram o apoio ao governo e aderem à revolução libertadora em 1923. As peripécias e paixões da luta são narradas pela perspectiva do escritor Floriano Cambará, que, em 1945, relembra os passos de sua vida.


Minha review no GoodReads


Continua a saga da família Terra Cambará.
Neste volume de O Arquipélago, temos capítulos nomeados como: Reunião de família I e II, O deputado, Caderno de pauta simples e o Lenço encarnado.

Reunião de família I e II

Rodrigo está às portas da morte, acamado, o seu casamento com Flora é apenas fachada e a amante está hospedada no hotel de Santa Fé. Os filhos de Rodrigo não se entendem.
Floriano, o filho mais velho e o intelectual da família é apaixonado por Sílvia que é mulher de Jango, o seu irmão. Eduardo é comunista e aproveita todas as manifestações públicas para criticar o seu pai. Bibi, a filha mais nova e casada pela segunda vez, sente-se deslocada em Santa Fé, e Maria Valéria já se encontra cega. Pepe Garcia, o autor do retrato, regressa a Santa Fé.
Há algumas personagens novas, como o Irmão Zeca – filho bastardo de Toríbio –, o Tio Bicho, Terêncio Prates, e Dante Camerino.

O Deputado, Caderno de Pauta e Lenço Encarnado

Assistimos a alguns momentos históricos – O Brasil declara guerra à Alemanha, Revolução Bolchevique e início da União Soviética, e no Rio Grande do Sul Borges de Medeiros é reeleito. Em São Paulo acontece a semana de Arte Moderna, e no rio há a revolta do Forte de Copacabana.
Assistimos à Revolução de 23, às eleições que opõem Borges de Medeiros e Assis Brasil, e à organização da coluna revolucionária em Santa Fé.


De todos os volumes lidos até agora este é onde está mais presente a política, talvez por isso não consiga dar-lhe mais que as 4 estrelas.