Série: -
Autor: Pat Barker
Data de Leitura: 12/01/2023 ⮞ 21/01/2023
Classificação: ⭐⭐⭐
Sinopse
Conhecemos da Ilíada o nome de heróis masculinos, como Aquiles, Ulisses, Páris, Agamémnon ou Heitor — mas este romance, narrado por Briseida, rainha de Lirnesso (cidade vizinha de Troia e dos seus campos de batalha), troféu e concubina de Aquiles após a tomada da cidade pelos Gregos, é a história das mulheres do poema de Homero, figuras frequentemente esquecidas ou desvalorizadas: as escravas, as prostitutas, as enfermeiras, as que cuidam dos mortos e dos vivos, as que observam as batalhas e primeiro sofrem os seus horrores.
Reenviando-nos às grandes páginas da literatura da Antiguidade, O Silêncio das Mulheres é um convite a escutar as vozes silenciadas pela História e pelo poder — e um livro belíssimo sobre a realidade brutal da guerra e da escravidão, e também do amor e suas controvérsias.
Minha review no GoodReads
O Silêncio das Mulheres pretende contar-nos o Canto I da Ilíada visto pelos olhos daquelas que sempre estiveram em silêncio, As Mulheres.
A premissa era muito interessante já que na Ilíada as mulheres não têm qualquer voz, são escravas, sacrificadas ou troféus.
Mas, infelizmente, nesta obra continuam sem qualquer voz.
Tal como em O Canto de Aquiles continuo a não conseguir apreciar estes retellings.