Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] O Fantasma de Canterville - Oscar Wilde


 

Título: O Fantasma de Canterville

Série: -

Autor: Oscar Wilde

Data de Leitura: 07/11/2019 ⮞ 08/11/2019

Classificação: 


Sinopse

Esta obra é considerada um dos melhores contos tragicómicos de sempre.

O embaixador americano Hiram B. Otis decide mudar-se com a família para Inglaterra e comprar o Castelo de Canterville. Lord Canterville, o seu honesto proprietário, avisa-o de que o castelo se encontra assombrado.

Não tarda até que o fantasma, Sir Simon Canterville, que por ali vagueia há 300 anos, planeie uma assombrosa aparição aos novos residentes. E é então que os sustos e sarilhos começam. No entanto, ao contrário do que era esperado, não são os membros da família Otis quem mais sofre, mas sim o fantasma!

Desde as partidas maldosas dos temíveis gémeos Otis à indiferença da Sra. Otis, o velho fantasma não sabe o que fazer da vida. Só a doce Virgínia, a filha mais velha, vai entender a extensão de seu sofrimento e ajudá-lo a encontrar a almejada paz.

«E o que é então O Fantasma de Canterville? Podemos dizer que é uma história de terror sem o terror, por isso admiravelmente cínica e cómica.»

in Prefácio de Maria do Rosário Pedreira



Minha review no GoodReads


(...) Há trezentos anos que não durmo (...) Lá em baixo, para lá do pinheiral (...) há um jardinzinho. A erva, ali, espessa e alta, salpicada das grandes estrelas brancas de cicuta, e o rouxinol canta lá toda a noite. Toda a noite ali canta o rouxinol, e a fria lua de cristal reclina-se para ver melhor, e o cipreste estende seus braços gigantescos sobre os dormentes. (...) A morte deve ser tão bela! Repousar na terra doce e escura, tendo as ervas por cima de nós, e escutar o silêncio! Não ter ontem, nem amanhã! Esquecer o tempo! Esquecer a vida, estar em paz! 

 

Irlanda