Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] O Cão dos Baskervilles - Arthur Conan Doyle

   


   

Título: O Cão dos Baskervilles

Série: Sherlock Holmes #5

Autor: Arthur Conan Doyle

Data de Leitura: 09/02/2020 ⮞ 11/02/2020

Classificação: 


Sinopse

Há cinco séculos que o Solar dos Baskervilles alberga a família Baskerville. Quando o senhor da casa, Hugo Baskerville, aparece morto, com indícios de ter sido atacado selvaticamente por um animal, surge a lenda de que a propriedade é habitada por um cão negro, diabólico, que lança fogo pelos olhos e pela boca. Todos temem o terrível animal, e quem se atreve a aproximar-se da charneca junto ao solar onde a besta domina, morre. E é o que acontece a Sir Charles Barkerville, que aparece morto. A morte é desde logo atribuída ao cão que espalha o terror pelas redondezas. O novo senhor do Solar, Henry Baskerville, sobrinho de Sir Charles, decide então recorrer a Sherlock Holmes para resolver o mistério que envolve a morte do tio.

Com a sua habitual argúcia, Holmes parte para o Solar, juntamente com o inseparável Doutor Watson, para procurar descobrir o misterioso animal e tentar impedi-lo de matar mais alguém, pois o perigo espreita em todo o lado.



Minha review no GoodReads


Arthur Conan Doyle – 1859-1930 – foi um médico e escritor britânico.

Doyle estava na Faculdade de Medicina quando publicou o seu primeiro conto The Mystery of Sasassa Valley, mas foi só em 1888 que publicou, na revista literária Beeton's Christmas Annual, a sua primeira história de Sherlock Holmes – Um Estudo em Vermelho.

Entre 1891 e 1893 publicou várias aventuras de Sherlock na revista Strand Magazine, até que se fartou da personagem e matou-a na história The Final Problem.
Uma legião de fãs (c. 20.000) em protesto pela morte de Sherlock cancelou a subscrição da revista. O protesto foi tão grande que Conan Doyle “ressuscitou” o detective n’O Cão dos Baskervilles.

Publicado na Strand Magazine, em fascículos mensais, entre Agosto de 1901 e Abril de 1902, O Cão dos Baskervilles refere-se a um mistério que envolve a lenda de um cão, de origem sobrenatural, que assombra a família Baskerville.

É uma leitura agradável, mas este tipo de aventuras resulta melhor no grande ecrã.

 

Escócia