Título: Terra Abençoada
Série: House of Earth #1
Autor: Pearl S. Buck
Data de Leitura: 06/06/2019 ⮞ 16/06/2019
Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse
No reinado do último imperador da China, uma criada casa com um homem humilde. Juntos dão início a uma família e encetam uma viagem épica, envolvente e inesquecível. O-lan é uma criada na maior casa da aldeia. Quando casa com Wang Lung, um humilde agricultor, labuta arduamente ao longo de quatro gravidezes pela sobrevivência da sua família. Ao princípio, as recompensas são poucas, mas o trabalho é fonte de esperança e há sustento na terra. Até a fome chegar e mudar a vida de todos. Obrigada a fugir ou a morrer de inanição, a família chega à grande cidade do Sul, juntando-se a milhares de outros camponeses que mendigam pelas ruas. Tudo parece perdido, até que a boa sorte e a determinação de O-lan conjuram-se para os levar de volta a casa com uma riqueza inimaginável.
Minha review no GoodReads
Pearl S. Buck – Prémio Nobel da Literatura, 1938
"por suas ricas e verdadeiras descrições épicas da vida dos camponeses na China e por seus trabalhos biográficos."
Pearl S. Buck nasceu em 1892, em Hillsboro, EUA, filha de dois missionários cristãos. Aos três meses viaja para a China, e por lá vive durante cerca de 40 anos. Pearl cresceu junto com os chineses, que lhe chamavam “foreign devil”.
Em 1931 publica A Boa Terra, uma parábola moral que se baseia no seu conhecimento da cultura chinesa. Em 1932 ganha o prémio Pulitzer, e em 1938 é laureada com o mais alto prémio, O Nobel da Literatura.
Pearl S. Buck dedicou a vida a causas humanitárias, defendeu a liberdade de expressão, e lutou em nome dos direitos das mulheres. Morreu em 1973.
O tema dominante neste romance é a força/fertilidade da Terra e o relacionamento do homem com a mesma. Wang Lung é um camponês, pobre, mas que tem uma relação íntima com a terra porque esta produz a sua colheita, fruto do seu trabalho. O contraste é dado pela casa Hwang que está em decadência porque nada produz. A riqueza é vista como destruidora de valores tradicionais. À medida que Wang vai enriquecendo a sua família torna-se mais decadente e semelhante à Casa Hwang.
A história de vida de Wang é um estudo sobre como os valores tradicionais se perdem sob a influência da riqueza.
Como pano de fundo temos, de forma bastante discreta, as convulsões sociais chinesas.
Pearl S. Buck também explora, com uma visão neutra, a opressão da mulher na cultura chinesa. O-lan é uma personagem memorável, ela representa a dignidade e coragem de uma esposa marginalizada.
A narrativa de Buck é poderosa. Mostra-nos a dor, o sofrimento, a ambição, a agonia, o orgulho e as outras emoções de Wang Lung e O-lan.
Um livro que foi uma agradável surpresa.