Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] O Segredo de Lourenço Marques - Eduardo Pires Coelho


       

Título: O Segredo de Lourenço Marques

Série: -

Autor: Eduardo Pires Coelho

Data de Leitura: 16/06/2024 ⮞ 28/06/2024

Classificação: 


Sinopse

Terminada a investigação a uma antiga embarcação portuguesa naufragada no Estreito de Malaca, Filipe recebe um telefonema enigmático de um grande empresário sul-africano; este pede-lhe que descubra o paradeiro de três passageiros clandestinos de um cargueiro português – o Angoche – que, em 1971, foi encontrado a arder ao largo de Moçambique sem ninguém a bordo.

A busca levará Filipe a vários países africanos, mas também ao tempo em que Lourenço Marques florescia com a nova linha férrea e o Império Britânico combatia as repúblicas boers para se apoderar da sua riqueza – guerra em que um português chamado Miguel Ferreira acabaria por envolver-se, antes de regressar à Ilha de Moçambique para desposar Maria Teresa, a mulher da sua vida.

Mas que mistério liga este homem nascido no século xix aos homicídios obscuros que Filipe descobre ao longo das suas viagens? E, apesar das ameaças de morte e do preço que pode vir a pagar, deve realmente continuar a sua pesquisa?

Na senda de O Segredo da Flor do Mar e Taprobana, Eduardo Pires Coelho oferece-nos mais um thriller histórico trepidante, que nos vai oferecendo surpresas até mesmo à última página.



Minha review no GoodReads

Há duas cidades que me encantam e sobre as quais não consigo deixar de ler: Lourenço Marques, a pérola do Índico, a cidade das acácias, a minha cidade natal, e Lisboa, a cidade branca, a minha cidade de adopção.

Nunca tinha ouvido falar de Eduardo Pires Coelho e possivelmente assim continuaria caso LM não estivesse na capa e no título do livro. O Segredo de Lourenço Marques é um thriller histórico passado em dois tempos:

Início de 1900-1901 - as guerras entre o Império Britânico e os Boers, a construção da linha férrea entre Pretória e Lourenço Marques concebida pelo Coronel Joaquim Machado, o desaparecimento do ouro do Transvaal, as aventuras de Miguel para encontrar fortuna na África do Sul e regressar a Lourenço Marques, rico, para casar com o amor da sua vida, Maria Teresa.

Actualidade – Filipe, um lisboeta que vive na Graça, que, após descobrir os despojos marítimos mais valiosos do mundo, que iam a bordo da Flor do Mar, foi convidado para investigar o maior mistério da guerra colonial: o desaparecimento do Angoche.

Navio cargueiro Angoche, da Companhia Nacional de Navegação (CNN)


Gostei da forma como a história foi contada, a investigação foi minuciosa q.b., mas achei que o final, e não esperava resolução nenhuma do caso, foi um bocado apressado e com demasiadas pontas soltas.

De qualquer forma, é um autor a seguir. Eduardo Pires Coelho demonstra uma grande capacidade de criar enredos cativantes, interligando factos históricos com ficção de uma forma envolvente. A sua escrita é fluida e consegue manter-nos intrigados do início ao fim.

Apesar do final não ter correspondido às minhas expectativas, devido à sensação de pressa e algumas questões que ficaram sem resposta, esta viagem foi, sem dúvida, recompensadora. Só quem conhece saberá a sensação de recordar alguns dos locais mais icónicos de LM, como o hotel e a praia da Polana, a praia do Bilene, o hotel Cardoso, a praia de Inhambane, o Ibo, as Quirimbas ou a Ilha de Moçambique.


Estou curiosa para ler as outras duas obras do autor!