Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] Se Isto é um Homem - Primo Levi

   



Título: Se Isto é um Homem

Série: Auschwitz Trilogy #1

Autor: Primo Levi

Data de Leitura: 00/00/20 ⮞ 00/00/20

Classificação: ⭐


Sinopse

Na noite de 13 de Dezembro de 1943, Primo Levi, um jovem químico membro da resistência, é detido pelas forças alemãs. Tendo confessado a sua ascendência judaica, é deportado para Auschwitz em Fevereiro do ano seguinte; aí permanecerá até finais de Janeiro de 1945, quando o campo é finalmente libertado.

Da experiência no campo nasce o escritor que neste livro relata, sem nunca ceder à tentação do melodrama e mantendo-se sempre dentro dos limites da mais rigorosa objectividade, a vida no Lager e a luta pela sobrevivência num meio em que o homem já nada conta.

Se Isto é um Homem tornou-se rapidamente um clássico da literatura italiana e é, sem qualquer dúvida, um dos livros mais importantes da vastíssima produção literária sobre as perseguições nazis aos judeus.



Minha review no GoodReads

Vós que viveis tranquilos
Nas vossas casas aquecidas,
Vós que encontrais regressando à noite
Comida quente e rostos amigos:
Considerai se isto é um homem
Quem trabalha na lama
Quem não conhece a paz
Quem luta por meio pão
Quem morre por um sim ou por um não.
Considerai se isto é uma mulher,
Sem cabelos e sem nome
Sem mais força para recordar
Vazios os olhos e frio o regaço
Como uma rã no Inverno
Meditai que isto aconteceu:
Recomendo-vos estas palavras.
Esculpi-as no vosso coração
Estando em casa andando pela rua,
Ao deitar-vos e ao levantar-vos
Repeti-as aos vossos filhos.
Ou então que desmorone a vossa casa,
Que a doença vos entreve,
Que os vossos filhos vos virem a cara.



Primo Levi nasceu em Turim em 1919. Licenciado em Química, na Universidade de Turim, fez parte do Movimento Justiça e Liberdade. Foi preso pela milícia fascista, por ser judeu foi enviado para o campo de Fossoli, e posteriormente deportado para Auschwitz-Birkenau. As suas experiências no campo da morte estão documentadas neste livro e no A Trégua

Se isto é um Homem não é um romance, uma peça jornalística ou um documentário, é uma Memória escrita por Levi, judeu italiano, que esteve preso no mais “famoso” campo de extermínio Nazi.

O prisioneiro 174.517 relata-nos o período que vai de 1944 até à queda do Terceiro Reich em 1945.
Considerava-se um “sortudo” por ter ido para Auschwitz apenas depois do governo alemão ter decidido manter os prisioneiros vivos durante mais tempo.

“Foi uma sorte para mim ter sido deportado para Auschwitz só em 1944, isto é, depois do governo alemão, devido à crescente escassez de mão-de-obra, ter decidido prolongar a vida dos prisioneiros a eliminar(…)”

Levi não escreveu este livro com o objectivo de enumerar as atrocidades ali cometidas, mas sim para oferecer um ponto de vista diferente que mostra que o "inimigo" não é uma espécie estranha, desconhecida, diferente, capaz de actos extraordinários de maldade, mas que o "inimigo" são os homens/mulheres comuns, que, devido a um conjunto particular de circunstâncias, são capazes de atrocidades sem fim. É um testemunho da crueldade inimaginável e da destruição dos Homens. É um livro frio, seco e sem emoções, um relato sem juízos de valor, brutal, mas honesto sobre a natureza da alma humana.

“As personagens destas páginas não são homens. A sua humanidade está sepultada, debaixo da ofensa que sofreram ou que infligiram a outrem. (...) Um homem é o que mantém pura a sua humanidade.”

Primo Levi e um pequeno grupo de prisioneiros foram libertados no fim da guerra. Levi tornou-se gestor numa fábrica de produtos químicos, em Turim, e reformou-se em 1977 para dedicar mais tempo à escrita.
Suicidou-se em 1987.

Se isto é um Homem é um livro pequeno, mas doloroso, profundamente doloroso.


MEMORIAL AND MUSEUM AUSCHWITZ-BIRKENAU