Título: Jane Eyre
Série: -
Autor: Charlotte Brontë
Data de Leitura: 20/02/2018 ⮞ 26/02/2018
Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse
Escrito por Charlotte Brontë e publicado pela primeira vez em 1847, este clássico da literatura inglesa combina, de uma forma magnífica, ingredientes da literatura gótica com paixão, mistério e suspense.
Jane Eyre, órfã de pai e mãe, recebe uma educação severa, primeiro na casa da tia Reed, que detesta, e depois na escola Lowood. Esta infância solitária e infeliz fortalece-lhe o espírito e a independência, que serão postos à prova quando Jane se torna preceptora da jovem Adèle em Thornfield Hall. É aí que Jane e o Sr. Edward Rochester se apaixonam. No entanto, um segredo terrível separa-os, obrigando Jane a fazer uma escolha…
Minha review no GoodReads
Se até agora não tinha lido Jane Eyre foi só por mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa.
Com uma escrita maravilhosa e eloquente Charlotte Brontë arrebatou-me logo nas primeiras páginas.
Publicado em 1847 sob o pseudónimo Currer Bell é um romance que mistura os géneros gótico e Bildungsroman.
Os temas principais deste grande clássico são o amor versus independência, a religião, a moralidade versus o desejo, a divisão da sociedade baseada em critérios económicos e sociais - ricos versus pobres, classe alta versus classe baixa, livres versus oprimidos - e o relacionamento entre mulheres e homens.
É uma obra cheia de pontos positivos dos quais destaco as maravilhosas descrições das pessoas, da natureza e das emoções (felicidade, tristeza, raiva, amor, ódio e piedade). Charlotte Brontë descreve a alma feminina com mestria.
Entrou para a lista dos favoritos e dos para reler.