Título: Cinco Semanas em Balão
Série: Viagens Extraordinárias #1
Autor: Jules Verne
Data de Leitura: 20/06/2018 ⮞ 30/06/2018
Classificação: ⭐⭐⭐
Sinopse
Na época dourada das grandes explorações ao continente africano, o Dr. Samuel Fergusson dispõe-se a fazer a viagem mais arrojada de todas: atravessar a África, de leste a oeste, num balão. Acompanhado pelo jovem Joe Wilson, o seu fiel criado, e pelo seu amigo de longa data Dick Kennedy, um intrépido e bravo caçador escocês, partem da ilha de Zanzibar a bordo do Victoria, um aeróstato especialmente concebido por Fergusson para a ocasião.
Aventurando-se por territórios desconhecidos, a coragem dos três amigos é constantemente posta à prova perante os inúmeros perigos com que se vão deparando. Desde nativos aguerridos a animais ferozes nunca antes vistos por olhos europeus, passando por paisagens desoladoras e por outras fabulosas, somos levados numa aventura fantástica como só a prodigiosa mente de Júlio Verne poderia criar.
Minha review no GoodReads
Cinco semanas em balão é considerada a primeira grande obra literária de Júlio Verne e simultaneamente o primeiro volume da série As viagens extraordinárias. Em 1863 era considerado ficção científica, hoje é mais uma fantasia real.
Dr. Samuel Fergusson, um conceituado pesquisador e aventureiro inglês propõe-se a fazer a travessia do continente africano, de Leste para Oeste, por uma rota ainda desconhecida e num balão (aeróstato), apelidado de Victoria. Com ele partem Joe, o seu fiel criado, e Dick Kennedy, seu grande amigo e um excelente caçador.
É um livro simples, agradável, divertido e embora tenha partes chatérrimas –“(…)Cada quadrado de 9 pés pesava meio arrátel. Como a superfície do balão exterior era de 11600 pés quadrados aproximadamente, pesava portanto 650 arráteis. O invólucro do segundo balão tinha 9200 pés quadrados de superfície e pesava 510 arráteis. Total: 1160 arráteis. (…) Adicionou-lhes uma serpentina de cerca de duas polegadas de diâmetro, que terminava por dois ramos rectos de comprimento desigual. Media o maior 25 pés de alto e o menor 15 pés somente.”
😴💤💤 – consegue na segunda metade remeter-nos para uma grande aventura, cheia de perseverança e coragem.