Título: Onde as Peras Caem
Série: -
Autor: Nana Ekvtimishvili
Data de Leitura: 01/02/2024 ⮞ 10/02/2024
Classificação: ⭐⭐⭐
Sinopse
Lela, a protagonista deste romance, tem duas certezas na vida: a de que o seu professor de História tem de morrer e a de que ela precisa de começar uma vida nova para lá desse campo onde as peras caem.
Numa Geórgia recém-independente, nos arredores de Tbilisi, fica uma casa apalaçada onde funciona uma instituição que acolhe órfãos e crianças com deficiência mental. É conhecida por Escola dos Idiotas, ainda que a maioria dos que hoje ali vivem – como o pequeno Irakli – tenham sido simplesmente abandonados pelas mães por desespero e não sofram de qualquer doença mental. Porém, em lugar de serem acarinhadas e educadas, as crianças da Escola dos Idiotas recebem dos professores sobretudo lições de negligência e abuso.
Com dezoito anos feitos, Lela já tem idade para poder deixar o estabelecimento, mas está lá há tanto tempo que não se lembra de ter tido família. E, não sabendo para onde ir, aceita um trabalho na instituição para poder planear à vontade a sua vingança suprema e, ao mesmo tempo, preparar a adoção de Irakli por um casal norte-americano. Mas nem tudo corre como planeado…
Este é um retrato poderoso, mas sem sentimentalismos, de um grupo de jovens que se defendem mutuamente da crueldade do mundo dos adultos. Premiado e aplaudido pela crítica e pelo público, ficará seguramente na memória de todos os leitores.
Minha review no GoodReads
Entre o bloco dos lavabos e o dos dormitórios, há um enorme terreno ocupado por um pomar onde predominam pequenas pereiras. (...) Dão peras todos os anos, sem falhar, mas ninguém se aproxima delas, pois aquele lindo campo verdejante está sempre atolado de água. (...) E as pereiras ali permanecem, com os seus troncos nodosos e o emaranhado de ramos baixos, sozinhas e abandonadas, e todas as primaveras dão peras verdes grandes e lustrosas em que ninguém toca. As peras raramente amadurecem antes de o tempo ficar frio e, por isso, são duras como pedras; as que chegam a amadurecer nunca ficam doces (…)
O pomar e as peras simbolizam o país e a instituição.
A história desenrola-se no Colégio Interno para Crianças com Deficiência Intelectual, ou, como os habitantes locais o chamam, a Escola dos Idiotas, em Tbilisi, na rua Kerch. As crianças da instituição, além de negligenciadas, são também abusadas física e sexualmente.
Lela, com 18 anos, pode sair da escola, mas não tem para onde ir. Antes de abandonar a escola, tem uma missão: matar Vano, o professor de História. Lela é uma verdadeira “mãe galinha”, cuidando especialmente de Irakli, um menino abandonado pela mãe, e que posteriormente um casal americano tenta adoptar.
Este é um romance triste, comovente e que nos apresenta o lado mais sombrio de um país .
![]() |
Geórgia |