Série: Die Tuchvilla-Saga #6
Autor: Anne Jacobs
Data de Leitura: 08/09/2025 ⮞ 13/09/2025
Classificação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse
Augsburgo, 1939. a família Melzer enfrenta tempos sombrios. A Segunda Guerra Mundial surge no horizonte e vai mudar a vida de todos para sempre. A fábrica de tecidos está à beira da falência e Paul tem, uma vez mais, de tomar uma decisão difícil, mas agora sem a sua mulher, Marie, que vive com o filho Leo em Nova Iorque, desde 1935.
Minha review no GoodReads
Six down, none to go!
Acabo o sexto volume d’A Vila dos Tecidos e já sinto saudades de algumas personagens que conquistaram o meu coração. Marie, Kitty, Henny e Dodo foram, ao longo destes livros, companheiras de leitura que me deram momentos de verdadeira empatia. Já Alicia, Lisa e Paul buliram-me com os nervos.
Na recensão do primeiro volume escrevi:
“Trata-se da velha história: a menina pobre e órfã que se apaixona pelo ‘príncipe’ rico e bonito. Um enredo clássico que já vimos muitas vezes, seja em Jane Eyre, Orgulho e Preconceito ou até na eterna Cinderela. Ainda assim, Anne Jacobs entrega-nos esta fórmula com uma roupagem própria, acrescentando-lhe um pano de fundo histórico detalhado.”
Depois de seis volumes posso dizer que esta impressão inicial se confirmou, mas também se expandiu. Para além da trama central, a autora conseguiu criar um universo envolvente, em que o destino da família Melzer e daqueles que os rodeiam se cruza com os grandes acontecimentos da primeira metade do século XX. Entre guerras, crises económicas e mudanças sociais, a saga nunca deixou de nos mostrar o contraste entre a grande História e as pequenas histórias pessoais.
É uma série que, sem reinventar nada de radical, cumpre muito bem aquilo a que se propõe: oferecer drama, romance e intriga num cenário riquíssimo em detalhes. E quando damos por nós, já estamos presos às personagens e custa dizer-lhes adeus.