Série: Cormoran Strike #2
Autor: Robert Galbraith
Data de Leitura: 31/03/2025 ⮞ 14/04/2025
Classificação: ⭐⭐⭐
Sinopse
Quando o escritor Owen Quine desaparece, a sua mulher contrata os serviços do detetive privado Cormoran Strike. De início pensa que o marido se ausentou por uns dias - como já acontecera anteriormente - e recorre a Strike para o encontrar e trazer de volta a casa. No decorrer da investigação, torna-se claro que o desaparecimento do escritor esconde algo mais.
Quine tinha acabado de escrever um romance onde caracterizava de forma perversa quase todas as pessoas que conhecia. Se o livro fosse publicado iria certamente arruinar algumas vidas - pelo que haveria várias pessoas interessadas em silenciá-lo. E quando Quine é encontrado, brutalmente assassinado em circunstâncias estranhas, começa uma corrida contra o tempo para tentar perceber a motivação do cruel assassino, um assassino diferente de todos aqueles com quem Strike se tinha cruzado...
Um policial de leitura compulsiva com um enredo que não dá tréguas ao leitor, O Bicho-da-Seda é o segundo livro desta aclamada série protagonizada por Cormoran Strike e pela sua jovem e determinada assistente Robin Ellacott.
Robert Galbraith, um pseudónimo de J.K. Rowling, é o autor do bestseller Quando o Cuco Chama, o primeiro volume desta nova série. O detetive privado Cormoran Strike está de volta neste novo romance policial!
Minha review no GoodReads
Em 2014 (que foi um ano péssimo em termos de leituras) Quando o Cuco Chama não me conquistou. Gostei do desenvolvimento das personagens, mas achei-o demasiado lento.
Depois de um grande interregno, decidi regressar a Cormoran Strike e dar-lhe mais uma hipótese. Continuo a achar que é um livro demasiado lento, e talvez não tenha sido tão arrastado como o anterior porque havia a urgência de retirar uma mulher inocente da cadeia.
Passamos mais de 80% da história pelas ruas de Londres, sempre com chuva ou neve, a entrar em todos os pubs e restaurantes possíveis, a ouvir as queixas do Strike sobre o joelho, o coto, o joelho, as canadianas, o joelho… as saudades da ex-noiva, os amuos da Robin, as discussões entre a Robin e o noivo, e as promessas de não apanhar táxis porque o orçamento já estoirou.
Já se percebeu que o Strike e a Robin vão ter algum tipo de envolvimento, portanto o chato do Matthew vai desaparecer rapidamente ou isto também vai demorar séculos a acontecer?
Não desgostei da história, embora ache que o enredo é um pouco confuso e a resolução do caso acontece de forma abrupta.
Vou continuar a ler a série, até porque há quem diga que melhora 🤞🏻