Título: O Inimigo Secreto
Série: Tommy & Tuppence Mysteries #1
Autor: Agatha Christie
Data de Leitura: 22/03/2025 ⮞ 28/03/2025
Classificação: ⭐⭐⭐
Sinopse
Tommy e Tuppence encontram-se por acaso numa rua de Londres. Tommy é discreto, Tuppence é exuberante. Juntos, formam o par perfeito para combater o crime. Pelo menos, é o que pensam quando se unem numa parceria a que chamam "Jovens Aventureiros Lda". Eles dizem-se "dispostos a tudo" mas quando os seus sonhos de aventura se realizam com muita rapidez e ainda mais perigo, serão obrigados a questionar os seus próprios limites… e não só.
O inimigo secreto (The secret adversary) foi originalmente publicado em 1922 na Grã-Bretanha, tendo sido editado no mesmo ano nos Estados Unidos. Foi adaptado para televisão em 1928 (a primeira adaptação de um romance da autora) e em 1983.
Minha review no GoodReads
Já perdi a conta às vezes que vi as séries televisivas de:
• Miss Marple (lembro-me bem de algumas actrizes: Joan Hickson, Geraldine McEwan e Julia McKenzie),
• Hercule Poirot (com dois actores inesquecíveis: Peter Ustinov e David Suchet),
• Colonel Race,
• Ariadne Oliver (com a maravilhosa Zoë Wanamaker),
• Superintendent Battle,
• Tommy & Tuppence
![]() |
David Walliams e Jessica Raine |
Talvez por isso, às vezes sinta alguma resistência em regressar aos livros de Agatha Christie.
Durante a adolescência – sobretudo naquelas intermináveis férias de verão de mais de quatro meses – acredito que os li a todos. Mas depois vieram as séries, e agora é difícil distinguir o que realmente li do que apenas vi.
Em 2023, as obras da autora foram alvo de reformulações e supressões pela HarperCollins. Nessa altura, considerei regressar a Agatha Christie, mas outras leituras acabaram por se intrometer, e a ideia ficou para trás.
Agora, em 2025, eles voltam a entrar nos meus objectivos de leitura. Este ano, começo por Tommy & Tuppence (que, por acaso, nem são das minhas personagens favoritas, mas siga…). Depois, a ideia é ir lendo regularmente todas as outras obras.
Publicado em 1922, O Inimigo Secreto foi o segundo romance de Agatha Christie, e marca a estreia da dupla de detectives Tommy e Tuppence.
Eram duas horas da tarde do dia 7 de maio de 1915. Atingido por dois torpedos consecutivos, o Lusitania afundava-se rapidamente enquanto os barcos salva-vidas eram lançados à água com a maior rapidez possível.
O Inimigo Secreto decorre logo após a Primeira Guerra Mundial. Os amigos Tommy Beresford e Prudence “Tuppence” Cowley reencontram-se em Londres, em 1920, e descobrem que ambos estão à procura de emprego. Decidem então criar os “Jovens Aventureiros, Lda”, e as intenções não eram as melhores.
– Sim, já tentámos todas as maneiras ortodoxas de trabalhar. Mas imagina que tentamos o não-ortodoxo. Tommy, vamos ser aventureiros!
– Com certeza – respondeu Tommy, animado. – Como é que começamos?
– Essa é a parte difícil. Se conseguirmos tornar-nos conhecidos, as pessoas poderão contactar-nos para cometermos crimes por elas.
Após ouvir a conversa da dupla um homem aborda-os com uma proposta inesperada: encontrar Jane Finn, uma rapariga desaparecida há cerca de cinco anos, quando o Lusitania se afundou. Acredita-se que ela possa ter consigo documentos secretos do governo. Tommy e Tuppence lançam-se numa aventura repleta de agentes estrangeiros, do enigmático Sr. Brown, amnésia, raptos, propostas inesperadas e muito mais.
Gostei da dupla e das suas peripécias. Foi uma aventura cheia de diversão, diálogos engraçados, vilões maquiavélicos e alguma acção. Não é um Agatha Christie clássico, mas gostei do tom leve e cativante da história.