Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] Tropical Fish: Tales From Entebbe - Doreen Baingana

       



Título: Tropical Fish: Tales From Entebbe

Série: -

Autor: Doreen Baingana

Data de Leitura: 05/09/2022 ⮞ 30/09/2022

Classificação: 


Sinopse

In her fiction debut, Doreen Baingana follows a Ugandan girl as she navigates the uncertain terrain of adolescence. Set mostly in pastoral Entebbe with stops in the cities Kampala and Los Angeles, Tropical Fish depicts the reality of life for Christine Mugisha and her family after Idi Amin's dictatorship.



Minha review no GoodReads

Tropical Fish é o primeiro livro da escritora ugandesa Doreen Baingana. É uma pequena colecção de contos, todos interligados, sobre a vida de uma família que vive em Entebbe, nos anos 80.


Christine, Patti e Rosa são as filhas de uma família relativamente abastada cujo pai, um alto funcionário do governo, se torna um alcoólico e perde tudo, a começar pelo emprego.

Elas são jovens mulheres que tentam encontrar o seu caminho na sociedade. Rosa procura conforto e apoio num grupo de amigos e nos braços de um jovem com quem tem uma relação secreta. Patti escolhe Deus ao mergulhar na sociedade dos born-again Christians. Christine procura o seu caminho em muitos lugares, incluindo os trilhos já escolhidos pelas irmãs mais velhas. A sua busca leva-a para os Estados Unidos da América enquanto procura distinguir-se e descobrir verdadeiramente quem ela é.


Como não é uma narrativa sequencial, a vida dos adolescentes no Uganda é vista através de fragmentos, que incluem temas tais como relações familiares e inter-raciais, sistemas de crenças, separação e coesão.

Baingana capta a forma como as pessoas comuns lidam com as duras e desoladoras realidades da vida no Uganda, um país que luta para recuperar de uma combinação devastadora de má governação política, corrupção e a epidemia de SIDA.


Embora seja um livro pequeno não é fácil de ler. O meu conto favorito foi A thank You Note por ter sido mais instigante do que os outros. No geral foi uma leitura interessante.


Uganda