Série: Trilogia dos Lugares Sem Nome #2
Autor: João Tordo
Data de Leitura: 01/02/2025 ⮞ 08/02/2025
Classificação: ⭐⭐⭐
Sinopse
Autor vencedor do Prémio Literário José Saramago. Segundo volume da Trilogia dos lugares sem nome, O Paraíso segundo Lars D. é uma narrativa inquietante sobre fazer as pazes com a memória e com os afectos. Numa manhã de Inverno, Lars sai de casa, enxotado por uma dolorosa insónia, e encontra uma desconhecida a dormir no seu carro. Ele é um escritor sexagenário há muitos anos sem vontade de escrever; a rapariga chama-se Gloria e vive os dias conturbados da juventude. Poucas horas mais tarde, Lars parte em viagem com a jovem, deixando para trás um casamento de uma vida inteira e um romance iné O luto de Elias Gro . A mulher de Lars é quem assume as rédeas da narrativa, tal como tentara fazer com a vida do marido, cavaleiro solitário. Refém das memórias, por vezes cómicas, por vezes dolorosas, dos anos vividos com o escritor, a narradora reconstrói uma cartografia emocional do seu casamento, que é afinal um mapa de solidão e de afectos. Com a vida paralisada pela ausência de Lars, o seu caminho cruza-se com o de Xavier, um jovem estudante de Teologia. Juntos, investigarão o paradeiro de Lars e, pelo caminho, explorarão uma certa ideia de Paraíso. Sobre a obra de João
Minha review no GoodReads
O primeiro livro desta Trilogia dos Lugares Sem Nome não me aqueceu nem arrefeceu, e este segundo volume segue mais ou menos o mesmo caminho.
De obsessões contínuas com este ou aquele livro, com este ou aquele escritor, com este ou aquele crítico literário. Com o sucesso ou o fracasso da tua obra. De manuscritos rasgados e de crises de pânico. Claro que existiram temporadas de alguma tranquilidade. Certíssimo.