Título: Uma Fazenda em África
Série: -
Autor: João Pedro Marques
Data de Leitura: 26/08/2022 ⮞ 14/09/2022
Classificação: ⭐
Sinopse
Ao acordar em sobressalto naquela noite de junho de 1848, a jovem Benedita não podia imaginar a transformação radical que a sua vida iria sofrer. Um ano volvido, tendo perdido tudo o que a prendia a Pernambuco, embarcava com escassos haveres e o coração apertado em direção a Moçâmedes. Consigo seguia mais de uma centena de portugueses que, desiludidos com o Brasil, procuravam uma nova oportunidade, fundando uma colónia agrícola do outro lado do Atlântico. Uma Fazenda em África acompanha a vida e as histórias dos primeiros colonos numa terra brutal, trazendo à superfície os sucessos e desaires, os perigos e as surpresas da sua fixação num território inóspito e selvagem.
Minha review no GoodReads
DNF 40%
De João Pedro Marques já tinha lido O Estranho Caso de Sebastião Moncada, e tinha gostado bastante.
Como estava a apetecer-me um romance histórico achei que talvez gostasse deste Uma Fazenda em África. A premissa era interessante: uma história de amor e aventura nos primórdios da colonização de Moçâmedes, o Brasil pós-independência e as atrocidades cometidas sobre aqueles que optaram por continuar a ser portugueses; o tráfico de escravos na costa do atual Daomé; e os primórdios da colonização da costa ocidental africana.
João Pedro Marques escreve bem e não foi esse o motivo que me fez abandonar esta obra.
Achei a história enfadonha, não consegui desenvolver qualquer interesse pelas personagens, que são muitas, e não me apetece ler sobre a violência e as atrocidades cometidas.