Título: Os Íbis Vermelhos da Guiana
Série: -
Autor: Helena Marques
Data de Leitura: 26/02/2022 ⮞ 09/03/2022
Classificação: ⭐⭐⭐
Sinopse
Desde o primeiro quartel do século XIX, início da aventura migratória da jovem burguesia do Funchal, até ao nascer do século XXI, quando passado e presente por fim se cruzam, a Guiana polariza os caminhos das personagens deste livro, mesmo daqueles que nunca lá estiveram.
Minha review no GoodReads
Uma leitura tranquila, interessante, descontraída e agradável.
Uma história familiar, que percorre 150 anos, que começa no século XIX com Simão Inácio
Chamar-se-ia Simon (a versão inglesa do nome que sua mãe escolhera) e Adams (em evocação do primeiro homem da Bíblia).
e termina, em pleno século XXI, com Camila.
Nunca lá foi, mãe? [Guiana Britânica]
Não, meu amor.
Porquê? Eu gostava de ir.
Então irás, quando fores grande. Podemos sempre fazer o que queremos, desde que o queiramos com vontade suficiente.
Durante este período para além do País das Águas percorremos três ilhas, a Madeira, Grã-Bretanha e os Açores, num movimento que se vai repetindo de geração em geração.
Simon Adams, o homem que verdadeiramente desencadeara o turbilhão, lançara o ritmo imparável da família, apontara a gigantesca roda-dos-ventos aos caminhos da aventura e da imensidade de horizonte...
Como numa boa saga familiar há sofrimentos, conflitos, ambições, e o amor como grande propulsor dos acontecimentos e da continuidade da vida.
(…) e mostrou-lhe os íbis rubros que vagueavam na praia, sonolentos e vagarosos como se não dispusessem de asas — até ao momento mágico em que um par subiu no ar e logo todos o seguiram e ficaram a planar, intensamente vermelhos, contra a luz breve do poente.