Título: A Mais Breve História da Rússia
Série: -
Autor: José Milhazes
Data de Leitura: 26/03/2022 ⮞ 31/03/2022
Classificação: ⭐⭐⭐
Sinopse
Nação de proporções colossais ou continente? Luz do mundo ou terra condenada? Aliado da Europa e do Ocidente ou seu adversário mortal? Território de santos, czares, poetas, pintores, revolucionários e músicos, a Rússia é um enorme mistério que importa desvendar. Esconde uma história tão rica, antiga e diversa quanto desconhecida.
José Milhazes, o grande especialista português da Rússia, propõe neste livro uma viagem fascinante que atravessa séculos e séculos da história, cultura e civilização russas, que começa nos povos eslavos vários séculos antes de Cristo e acaba na actualidade, com Putin.
Nesta edição que inclui dezenas de fotografias e mapas - além de uma cronologia e de bibliografia aconselhada para quem quiser saber mais - fique a conhecer a geografia, os povos, as grandes figuras, efemérides e feitos desta grande nação em permanente devir.
Minha review no GoodReads
17 milhões de km2, atravessado por mais de dez fusos horários, com terras eternamente congeladas, densas florestas e infindas estepes, extensos rios e lagos, fazendo fronteira com 16 países.
Escolher os momentos “mais importantes” de um país com uma história tão conturbada e “secreta” não é tarefa fácil.
Milhazes leva-nos desde a Rus, passando pela Moscóvia, Império Russo, União Soviética, até à Federação Russa e dá-nos uma visão geral do que é aquele território e como ao longo dos séculos foi governado.
(…) conhecer como nesse território coexistiram, e ainda coexistem, cerca de 160 povos com culturas muito diversas, indagar sobre as personagens, acontecimentos e feitos marcantes da história do povo russo.
JM escreve de forma simples e clara, e vai mostrando como o povo russo nunca viveu em democracia e liberdade.
Entre 12 e 14 de Novembro de 1917 realizaram-se as mais livres eleições na Rússia no século XX. A primeira e última sessão da nova Assembleia Constituinte aconteceu a 5 de Janeiro de 1918. (…) No dia 8 de Janeiro, um decreto do governo bolchevique pôs fim às poucas horas de parlamentarismo democrático na Rússia.