Título: A Justiça de Yerney
Série: -
Autor: Ivan Cankar
Data de Leitura: 15/04/2022 ⮞ 15/04/2022
Classificação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse
Yerney é um homem simples que dedicou a sua vida a duas coisas apenas: trabalho e Deus. Enquanto feitor na herdade dos Sitar, numa pequena aldeia na Eslovénia, lavrou os campos, plantou as sementeiras e construiu a casa dos senhores com as suas próprias mãos.
Contudo, já idoso e cansado, todo o seu esforço e a promessa de um merecido repouso são-lhe repentinamente negados. Começa assim a busca obsessiva de Yerney por justiça, uma longa odisseia que o levará a encontrar-se com juízes, sábios e padres e a viajar até Ljubljana e Viena, onde vive o próprio Imperador, nunca desistindo de contrapor o seu ideal de direito e justiça à arbitrariedade das leis dos poderosos.
Publicado em vésperas da derrocada do Império Austro-Húngaro, esta pequena obra viria a tornar-se uma das referências incontornáveis da literatura eslovena, à época emergente, versando com agudeza e sobriedade sobre alguns dos temas sociais, políticos e culturais que marcariam o século XX de todo o continente europeu.
Minha review no GoodReads
São apenas 94 páginas, mas que dariam horas de discussão sobre as vicissitudes justiça.
Encerrastes a justiça nesta grande casa, para que não possa espalhar-se pelo mundo. Destes duas voltas à chave; mantiveste-la guardada atrás de portas duplas, para que eu não me arriscasse a descobri-la. Roubaste-la e guardaste-la debaixo da beca, para que não se possa mostrar aos olhos que a procuram… Mas conheceis mal o Yerney. Procurá-la-ei ainda que esteja enterrada na terra tão funda quanto o meu suor; usarei uma pá; escavarei e removerei a terra até onde as forças me deixarem…