Série: -
Autor: Nadifa Mohamed
Data de Leitura: 01/12/2024 ⮞ 20/12/2024
Classificação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse
Finalista Booker Prizer
Cardiff, país de Gales, 1952
Mahmood Mattan, um jovem marinheiro somali, é acusado de um crime que não cometeu: o assassinato brutal de Violet Volacki, uma lojista de Tiger Bay. A princípio, Mahmood acredita que é capaz de ignorar os dedos apontando em sua direção; ele pode ser um apostador e um ladrãozinho, mas não é um assassino. É pai de três filhos, seguro de sua inocência e em sua crença na justiça britânica.
Mas à medida que o julgamento se aproxima, sua perspectiva de liberdade diminui. Agora, Mahmood deve engendrar uma luta terrível por sua vida, com todas as fichas contra ele: uma investigação de má qualidade, um sistema de justiça desumano e, o que fica mais evidente, um racismo generalizado e profundamente enraizado a cada passo.
Sob a sombra do laço do carrasco, Mahmood começa a perceber que mesmo a verdade pode não ser suficiente para salvá-lo. Um conto assombroso de uma justiça malsucedida, este livro oferece um olhar funesto sobre os cantos mais escuros de nossa humanidade.
Minha review no GoodReads
Com uma escrita envolvente, Nadifa Mohamed narra a história de um marinheiro somali em Cardiff, nos anos 50.
Mahmood é acusado injustamente do homicídio de uma lojista local, Lily Volpert, um crime brutal que não cometeu. Ele é condenado à pena de morte e executado em Setembro de 1952.
![]() |
Somália |