Título: Apeirogon | Viagens Infinitas
Série: -
Autor: Colum McCann
Data de Leitura: 19/09/2021 ⮞ 20/10/2021
Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse
Rammi Elhanan e Bassam Aramin moram perto um do outro – contudo, habitam mundos completamente diferentes. Rami é israelita. Bassam é palestiniano. A matrícula de Rami é amarela. A matrícula de Bassam é verde. Rami demora 15 minutos até à Margem Ocidental. Bassam demora uma hora e meia a fazer o mesmo percurso.
Aqui, a geografia é tudo.
Ambos perderam as suas filhas. Smadar, filha de Rami, de 13 anos, foi morta por um bombista suicida. Abir, filha de Bassam, de 10, foi atingida por um membro da polícia fronteiriça, junto à escola. Trazia um doce no bolso que ainda não tinha tido tempo de comer.
Rami e Bassam tornam-se melhores amigos.
Neste romance épico – que se apresenta com o mesmo nome da forma geométrica com um número contavelmente infinito de lados – Colum McCann atravessa séculos e continentes, entrelaçando tempo, arte, história, natureza e política numa tapeçaria de amizade, amor, perda e pertença. Musical, forte, delicado e ambicioso, este é um livro para os nossos tempos, por um escritor no auge dos seus poderes.
Minha review no GoodReads
Chamo-me Bassam Aramin. Chamo-me Rami Elhanan. Sou o pai da Abir. Sou o pai da Smadar. Sou um jerosolimita de sétima geração. Nasci numa gruta perto de Hébron.
Smadar. Do Cântico de Salomão. A videira. A abertura da flor.
Abir, do antigo árabe, a fragrância da flor.