Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] Uma Janela com Vista sobre os Telhados - Suzanne Kelman

    


        

Título: Uma Janela com Vista sobre os Telhados

Série: -

Autor: Suzanne Kelman

Data de Leitura: 01/01/2021 ⮞ 03/01/2021

Classificação: 


Sinopse

1941, Amesterdão está ocupada pelos nazis. Uma inesquecível história de amor, esperança e traição, e um testemunho da coragem da Humanidade nos dias mais negros da História.

Quando os nazis ocupam a sua adorada cidade, o professor Josef Held sente-se impotente. Mas, ao descobrir que o antigo aluno Michael Blum anda a tentar fugir à Gestapo, oferece-lhe abrigo no seu sótão.

Na serena obscuridade desse aposento secreto, Michael fala-lhe da sua bela e destemida namorada, Elke, e garante que nem mesmo os nazis conseguirão separá-los. Mas Elke é uma rapariga holandesa não judia, e a sua relação é estritamente proibida.

Josef vê a determinação apaixonada no olhar do jovem amigo. Enfurecido com as regras impostas pelos cruéis soldados alemães e lembrando-se do seu próprio desgosto amoroso, sente-se desesperado para oferecer uma oportunidade ao amor de Michael e Elke. Mas é então que a tragédia o atinge e Josef é confrontado com uma escolha impossível.

Nos dias sombrios da guerra, com o perigo e a traição a cada esquina, não se pode confiar em ninguém. Para que Michael sobreviva e regresse para junto da mulher que ama, caberá a Josef encontrar o herói que há dentro de si, e fazer tudo que for preciso para manter Michael vivo. Mesmo que isso signifique colocar a sua vida em risco.

Uma bela e enternecedora história sobre coragem, altruísmo e sacrifício.


Minha review no GoodReads


Uma janela com vista sobre os telhados passa-se em Amesterdão no auge da ocupação nazi.
Acompanhamos o Professor Josef Held, um homem de meia-idade, que nunca recuperou da perda da sua esposa, e Michael Blum, um dos jovens estudantes judeus de Josef. Quando os nazis começam sistematicamente a prender e a matar cidadãos judeus, Josef decide oferecer a Michael um lugar para se esconder no seu sótão por uma noite...que rapidamente se transforma em anos.

Gostei da história e das personagens, para além da relação de Michael e Josef, Michael e a sua namorada não judia (Elke) são peças importante da história, tal como Ingrid, a sobrinha de Josef, que se apaixona por um oficial nazi e trabalha para o Terceiro Reich.

A história tem alguns elementos românticos. Antes de Michael ter de fugir, ele tinha uma relação apaixonada com Elke, e foram forçados a separar-se. Além disso, há Hannah Pender. Josef sente-se surpreendentemente atraído por ela, mas como acredita que ela é uma mulher casada, ele luta contra esse sentimento.

Todas estas peças contam realmente a história do medo constante com que o povo de Amesterdão vivia dia após dia durante a ocupação nazi.

É uma história triste, comovente e trágica, mas também inspiradora e esperançosa.