Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] O Leitor - Bernhard Schlink

     



         

Título: O Leitor

Série: -

Autor: Bernhard Schlink

Data de Leitura: 04/01/2021 ⮞ 06/01/2021

Classificação: 


Sinopse

Em 1960, Michael Berg é iniciado no amor por Hanna Schmitz. Ele tem 15 anos, ela 36. Ele é apenas um adolescente. Ela é uma mulher madura, bela, sensual e autoritária. Mas este período de felicidade incerta tem um fim abrupto quando Hanna desaparece subitamente.

Só voltarão a encontrar-se anos mais tarde. Michael é estudante de Direito e Hanna está em tribunal, acusada de um crime hediondo. Enquanto a observa, o jovem percebe que, ao recusar defender-se, Hanna pode estar a guardar um segredo que ela considera mais vergonhoso do que o assassínio.

Inicia-se então uma reflexão metódica e dolorosa sobre a legitimidade de uma geração, a braços com a vergonha, julgar a geração anterior, responsável por crimes de guerra.

Aclamado pelo seu erotismo latente e pelos desafios morais que coloca ao leitor, este prodigioso e perturbante romance sobre os destinos da Alemanha está traduzido em 39 línguas e foi galardoado em 1997 com os prémios Grinzane Cavour, Hans Fallada e Laure Bataillon. Em 1999 venceu o Prémio de Literatura do Die Welt. Foi adaptado ao cinema em 2008 e vencedor do Óscar para melhor atriz, atribuído a Kate Winslet.


Minha review no GoodReads

É um livro invulgar!

Uma prosa minimalista que esconde a profundidade das ideias e questões filosóficas que aborda.

Dividi a história em três partes:
1 - O relacionamento entre Michael (15 anos) e Hanna (36 anos) como metáfora do conflito geracional na Alemanha após a II Guerra Mundial.
2 - O dilema moral de Michael quando assiste a um julgamento por crimes de guerra, e descobre que Hanna está no banco dos réus.
3 - A compaixão de Michael para com Hanna.

Foi simultaneamente uma surpresa literária e um desafio moral, e a moralidade é complicada. Não somos todos cúmplices de grandes erros? Serão alguns erros demasiado grandes que permitam expiação? Será que aqueles que cometem grandes erros são dignos de compaixão?

Agora é ver o filme.