Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] Nossa Senhora do Nilo - Scholastique Mukasonga


              

Título: Nossa Senhora do Nilo

Série: -

Autor: Scholastique Mukasonga

Data de Leitura: 08/03/2021 ⮞ 14/03/2021

Classificação: 


Sinopse

Uma escola para meninas, situada no alto das montanhas da bacia do Congo e do Nilo, em Ruanda, a 2.500 metros de altura e próxima à nascente do grande rio egípcio, aplica rigorosamente um sistema de cotas étnicas que limita a 10% o número de alunas da etnia tutsis. Quando os líderes do poder hutu tomam conta do local, o universo fechado em que têm de viver as alunas torna-se o teatro de lutas políticas e de incitações ao crime racial. Os conflitos são um prelúdio ao massacre ruandês que aconteceria tempos depois. Em "Nossa Senhora do Nilo", Scholastique Mukasonga, sobrevivente do massacre, conta as experiências-limites pelas quais passaram as jovens do colégio, numa narrativa pungente que encantou o mundo.


Minha review no GoodReads

Nos anos 90 o mundo observou, em choque, o genocídio que estava a ocorrer no Ruanda. Cerca de 70% da população de etnia Tutsi foi morta. Scholastique Mukasonga é uma das sobreviventes da barbárie ocorrida.

O Colégio Nossa Senhora do Nilo representa o Ruanda, as suas divisões sociais e étnicas, e as personagens são metáforas do contexto político do país.
Hutus e Tutsis, a difícil convivência entre o cristianismo e as crenças tradicionais, o preconceito étnico-racial, o relacionamento entre colonizadores e colonizados, o racismo, está tudo aqui.

(...) dentro de cada homem há um monstro adormecido: não sei quem foi o que acordou o Ruanda.

A história é bastante interessante, mas falta-lhe força. Os capítulos quase que podem ser lidos como contos. É uma leitura que entretém, mas que não é suficiente para se tornar inesquecível.



Ruanda