Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] A Breve e Assombrosa Vida de Oscar Wao - Junot Díaz

    


       

Título: A Breve e Assombrosa Vida de Oscar Wao

Série: -

Autor: Junot Díaz

Data de Leitura: 05/12/2020 ⮞ 09/12/2020

Classificação: 


Sinopse

Oscar Wao é enorme. E dominicano.


Gozado pelos colegas e isolado do mundo, sonha com raparigas e aventuras extraordinárias, sente vergonha por não estar à altura da reputação viril dos machos dominicanos, mas não consegue mais do que uma vida de desilusões.

Para Oscar, o drama é um fado demasiado familiar.

A sua breve e assombrosa vida está marcada a ferro e fogo por uma maldição ancestral, o fukú, que, nascido em Santo Domingo, é transmitido de geração em geração, como uma semente ruim.

Alimentada pela sorte dos seus antepassados, quebrados pela tortura, pela prisão, pelo exílio e pelo amor impossível, a história de Oscar escreve-se fulgurante e catastrófica, e integra a grande História, a da ditadura de Trujillo, a da diáspora dominicana nos Estados Unidos e a das promessas incumpridas do Sonho Americano.


Minha review no GoodReads

A vida de Oscar é breve, mas não tem nada de assombrosa. Ele é tão insignificante que nem consegue ser personagem principal da sua história.
Oscar é um nerd, um freak, um weirdo, é gordo, gosta de sci-fi, é aficionado por jogos RPG, gosta de ler e escrever - ambiciona ser o Tolkian dominicano – e tem uma verdadeira fixação com mulheres. Além de tudo isto está condenado com uma maldição, o fukú.
Paralelamente, o narrador, apresenta-nos a Republica Dominicana na “Era Trujillo”, uma das mais brutais ditaduras das Américas.
Lê-se rapidamente, a escrita é vertiginosa, e a originalidade de Diaz está em alguns momentos que ele compara as personagens com referências da cultura nerd, por exemplo: a avó La Inca é comparada com Galadriel, Trujillo a Sauron, e a RD a Mordor.



República Dominicana