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[Opinião] As Cidades Invisíveis - Italo Calvino


         

Título: As Cidades Invisíveis

Série: -

Autor: Italo Calvino

Data de Leitura: 10/12/2020 ⮞ 15/12/2020

Classificação: 


Sinopse

"As Cidades Invisíveis apresenta-se como uma série de relatos de viagem que Marco Polo faz a Kublai Kan, imperador dos tártaros. [...] A este imperador melancólico, que percebeu que o seu poder ilimitado conta pouco num mundo que caminha em direção à ruína, um viajante visionário fala de cidades impossíveis, por exemplo, uma cidade microscópica que se expande, se expande até que termina formada por muitas cidades concêntricas em expansão, uma cidade teia de aranha suspensa sobre um abismo, ou uma cidade bidimensional como Moriana. [...] Creio que o livro não evoca apenas uma ideia atemporal de cidade, mas que desenvolve, ora implícita ora explicitamente, uma discussão sobre a cidade moderna. [...] Penso ter escrito algo como um último poema de amor às cidades, quando é cada vez mais difícil vivê-las como cidades."

Italo Calvino


Minha review no GoodReads


Em tempos de pandemia, de confinamento, afastamento social e recolhimento obrigatório fui turista destas 55 cidades imaginadas por Calvino. Que viagem incrível, que pretendo repetir com frequência.

Num jardim, ao pôr-do-sol, estão Marco Polo e Kublai Khan. O Imperador pressente o seu fim, o fim do seu império e das suas cidades.
Para desviar a atenção do Imperador Marco Polo conta histórias de cidades que viu. São cidades mágicas, invisíveis, fantásticas, sedutoras, estranhas, todas com nomes de mulheres, e onde nem tudo o que parece é.

Entrei em Hipácia uma manhã, um jardim de magnólias refletia-se em lagunas azuis, eu andava por entre os canteiros seguro de descobrir belas e jovens damas a tomar banho: mas no fundo das águas os caranguejos mordiam os olhos das suicidas de pedra atada ao pescoço e cabelos verdes de algas.
As cidades e os sinais

Cada cidade, como Laudomia, tem a seu lado outra cidade cujos habitantes se chamam com os mesmos nomes: é a Laudomia dos mortos, o cemitério.
As cidades e os mortos

Otávia, cidade teia de aranha. Há um precipício no meio de duas montanhas escarpadas: a cidade está situada sobre o vácuo, ligada aos dois cumes por teleféricos e correntes e passarelas.
As cidades subtis

As cidades representam ideias, experiências de pensamento.
De uma cidade não desfrutas as sete ou as setenta e sete maravilhas, mas sim a resposta que dá a uma tua pergunta.

Já no final Kublai Khan percebe que todas as cidades orientam-se para os círculos concêntricos do Inferno de Dante.


Diz: — Tudo é inútil, se o último local de desembarque tiver de ser a cidade infernal, e é lá no fundo que, numa espiral cada vez mais apertada, nos chupa a corrente.

E Polo: — O inferno dos vivos não é uma coisa que virá a existir; se houver um, é o que já está aqui, o inferno que habitamos todos os dias, que nós formamos ao estarmos juntos. Há dois modos para não o sofrermos. O primeiro torna-se fácil para muita gente: aceitar o inferno e fazer parte dele a ponto de já não o vermos. O segundo é arriscado e exige uma atenção e uma aprendizagem contínuas: tentar e saber reconhecer, no meio do inferno, quem e o que não é inferno, e fazê-lo viver, e dar-lhe lugar.

 

S e n s a c i o n a l