Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] A Senhora dos Rios - Philippa Gregory

       


      

Título: A Senhora dos Rios

Série: The Plantagenet and Tudor Novels #1

       The Cousins' War #3

Autor: Philippa Gregory

Data de Leitura: 04/07/2020 ⮞ 07/07/2020

Classificação: 


Sinopse

Jacquetta é casada com o Duque de Bedford, regente inglês da França, que lhe dá a conhecer um mundo misterioso de conhecimento e de alquimia. O único amigo de Jacquetta é o escudeiro do duque, Ricardo Woodville, que está a seu lado quando a morte do duque faz dela uma viúva jovem e rica. Os dois tornam-se amantes e casam em segredo, regressando à Inglaterra para servir na corte do jovem monarca Henrique VI, onde Jacquetta vem a ser uma amiga próxima e leal da sua nova rainha. Depressa os Woodville conquistam uma posição no núcleo da corte de Lencastre, apesar de Jacquetta pressentir a crescente ameaça vinda do povo da Inglaterra e o perigo de rivais pretendentes ao trono. Mas nem a coragem e a lealdade dos Woodville bastam para manter no trono a Casa de Lencastre. Jacquetta luta pelo seu rei, pela sua rainha e pela sua filha Isabel, para quem prevê um futuro extraordinário e surpreendente: uma mudança de destino, o trono da Inglaterra e a rosa branca de Iorque. A Senhora dos Rios de Philippa Gregory


Minha review no GoodReads

Esta é a história de Jacquetta Woodville, descendente da bruxa Melusina, mãe de Elizabeth Woodville e uma mulher que assumiu o seu destino.

Agora, sou uma mulher da terra, não uma rapariga da água. Não sou uma donzela, sou uma amante. Não estou interessada em prever o futuro; construirei o meu próprio futuro, não o preverei. Não preciso de um pingente para me dizer o que espero que aconteça. Atiro o pingente de ouro, que é como uma aliança de casamento, ao ar e apanho-o antes de ele cair. Esta é a minha escolha. Não preciso de magia para revelar o meu desejo. O encantamento já está feito, estou apaixonada, prometida a um homem da terra, não vou desistir deste homem. Tudo o que tenho de fazer é pensar em como poderemos ficar juntos.

A história começa em 1430, em plena guerra dos cem anos (1337-1453), depois de Jeanne d’Arc ter sido capturada. Enquanto ingleses e franceses decidem o destino da donzela guerreira testemunhamos o encontro desta com Jacquetta.

À medida que acompanhamos a vida de Jacquetta assistimos ao final da guerra dos cem anos, às intrigas palacianas, a inúmeras batalhas, ao início da guerra das rosas (1455-1485) e o livro termina em 1464 com a filha de Jacquetta, Elizabeth Woodville, a chegar a casa acompanhada do Rei de Inglaterra, e deixa-nos já com água na boca para ler o próximo A Rainha Branca


Gostei da escrita, da caracterização das personagens, das descrições e da forma como a história foi contada, no entanto acho que menos umas 150/200 páginas teriam tornado o livro mais interessante.

O que menos gostei é a mania de traduzirem os nomes das personagens para português, e nem sempre com coerência.