Título: O cavaleiro inexistente
Série: I nostri antenati #3
Autor: Italo Calvino
Data de Leitura: 05/10/2020 ⮞ 30/10/2020
Classificação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse
Uma armadura vazia chamada Agilulfo protagoniza esta espirituosa paródia da cavalaria medieval, sob a forma de uma história contada por uma freira. Agilulfo corre toda a França, a Inglaterra e o Norte de África para confirmar a castidade de uma virgem que ele salvou, alguns anos antes, de uma violação.
Minha review no GoodReads
Este é o último livro da trilogia I nostri antenati.
A história é narrada por uma freira – Irmã Teodora - cuja ligação com os acontecimentos só é desvendada no último capítulo.
A acção passa-se em França, no tempo de Carlos Magno. No exército do imperador o melhor guerreiro é Agilulfo, que não é mais do que uma armadura alva, bem conservada, sem um risco, bem acabada em todas as juntas(…).
Enquanto o Cavaleiro Inexistente segue as suas aventuras e desventuras em França, Escócia, Inglaterra e Marrocos, conhece os Cavaleiros do Santo Graal, combate os sarracenos, conhece uma mulher guerreira - Bradamante, um escudeiro lunático – Gurdulu, e um jovem que procura vingar a morte do pai, a freira vai partilhando os seus pensamentos sobre a escrita - até que ponto é possível encontrar um sentido para a literatura a não ser fora dela? e a vida de isolamento que leva.
Uma leitura divertida, rápida, para todas as idades, cheia de momentos absurdos que me recordaram os Monthy Python.