Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] Amkoullel, o menino fula - Amadou Hampâté Bâ

        

         

Título: Amkoullel, o menino fula

Série: -

Autor:  Amadou Hampâté Bâ

Data de Leitura: 05/09/2024 ⮞ 28/09/2024

Classificação: 


Sinopse

O livro compila recordações de infância e juventude do autor, com impressionante riqueza de detalhes e com a deliciosa fluência e simplicidade que caracteriza os narradores orais. Hampâté Bâ cresceu no Mali, e sua visão de mundo é marcada pelo Islamismo predominante na região. A obra revela uma África desconhecida, sendo ilustrada com cartões postais e belíssimas imagens daquele continente em início do século 20.


Minha review no GoodReads

O mestre da tradição oral africana que, nos últimos anos da sua vida, colocou nas páginas da autobiografia as histórias vividas desde a sua infância até à sua juventude.

A história começa com o nascimento de Amadou Hampâté Bâ, em 1901, numa família fula muçulmana, na região que hoje é o Mali. <i>Amkoullel</i> era como o chamavam na infância. É através das suas memórias que ficamos a conhecer a rica tradição oral dos fula, os seus costumes, as crenças, a vida quotidiana e os valores comunitários. 
Hampâté Bâ é um grande contador de histórias.

Na África tradicional, o indivíduo é inseparável de sua linhagem, que continua a viver através dele e da qual ele é apenas um prolongamento. É por isto que, quando desejamos homenagear alguém, o saudamos chamando-o repetidas vezes, não por seu nome próprio, que correspondería no Ocidente ao nome de batismo, mas pelo nome de seu clã: "Bâ! Bâ!", ou "Diallo! Diallo!", ou "Cissé! Cissé!" Porque não se está saudando o indivíduo isolado e sim, nele, toda a linhagem de seus ancestrais.

Mali