Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] Delphi Complete Works of Caravaggio - Michelangelo Merisi Da Caravaggio

    


Título: Delphi Complete Works of Caravaggio

Série: Delphi Masters of Art #6

Autor: 

Data de Leitura: 16/06/2019 ⮞ 27/06/2019

Classificação: 


Sinopse

The Masters of Art Series presents the world’s first e-Art books, allowing digital readers to explore the works of the world’s greatest artists in comprehensive detail. This volume presents the complete works of Michelangelo Merisi da Caravaggio.



Minha review no GoodReads

Michelangelo Merisi a.k.a. Caravaggio
Nascido perto de Milão e não muito longe da aldeia Caravaggio, filho de Fermo Merisi, Michelangelo formou-se em Milão a partir de 1584 como aprendiz de Simone Peterzano. A data de sua chegada a Roma não está documentada. Em meados da década de 1590, foi levado para a casa do seu patrono, o Cardeal Francesco Maria del Monte, no Palazzo Madama.

Palazzo Madama, Roma


Através de Del Monte, conheceu Vincenzo Giustiniani, outro importante mecenas. Em 1599, Caravaggio recebeu sua primeira comissão pública, a pintura dos retábulos da capela de Contarelli, San Luigi dei Francesi, seguida das pinturas laterais na capela de Cerasi, Santa Maria del Popolo.
A partir de 1602/03, foi encarregado de pintar obras para as famílias romanas mais importantes, entre as quais os Matteis, os Barberinis e os Borgheses. Em maio de 1606, Caravaggio matou Ranuccio Tomassoni num “duelo” e, em seguida, fugiu para Nápoles. A partir de 1607, permaneceu em Malta, mas foi forçado a fugir da ilha no ano seguinte devido a um conflito e, após uma estadia de um ano na Sicília, regressou a Nápoles. Na sua viagem de regresso a Roma, Caravaggio morreu em Porto Ercole a 18 de Julho de 1610.

Mestre do barroco, famoso pelo uso magistral da técnica chiaroscuro produziu, durante a sua curta vida, um número de obras que tiveram um grande impacto na arte europeia.

A Delphi através da Master of Art Series disponibilizou uma vasta colecção de livros e-Art, com fotografias de excelente qualidade e a preços bastante acessíveis.
Este volume apresenta as obras completas de Caravaggio, 18 delas com uma pequena introdução e alguns factos caricatos, para além de centenas de fotografias e detalhes.

1601, Conversão de São Paulo, Capela Cerasi, Santa Maria del Popolo, Roma.


No momento da composição da pintura, Caravaggio estava em competição com Annibale Carracci, que trabalhava no retábulo da mesma capela. Curiosamente, Caravaggio dá à extremidade traseira do cavalo um lugar de destaque em A Conversão de São Paulo, parece projectar-se do lado esquerdo da imagem, directamente orientada para a Assunção da Virgem Maria de Carracci, que estava, e continua ainda hoje, imediatamente ao seu lado.

No final há uma pequena biografia que não traz nada de novo.

Obras favoritas?!
As últimas que vi, não há imagem/fotografia/reprodução que lhes faça justiça. Ver os originais de Caravaggio é um momento único e inesquecível.



**********