Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] Pecados Santos - Nuno Nepomuceno

  


Título: Pecados Santos

Série: Afonso Catalão #2

Autor: Nuno Nepomuceno

Data de Leitura: 22/04/2019 ⮞ 26/04/2019

Classificação: 


Sinopse

Nas comunidades judaicas de Londres e Lisboa, ocorrem uma série de homicídios, todos eles recriando episódios bíblicos. Atos bárbaros de antissemitismo ou de pura vingança?


Minha review no GoodReads

Este é o segundo livro do Nuno N… que leio, e parece-me que vou continuar a apostar neste autor.

Já tinha gostado d’A Célula Adormecida, mas acho que este é melhor, mais misterioso, intenso e frenético.
É daqueles livros com capítulos curtos, cheios de suspense, voltas e reviravoltas que o tornam difícil de pousar. E o final…Didn't see it comming 😱

Tal como no livro anterior a religião volta a ser tema principal, e também desta vez nota-se que houve uma grande pesquisa acerca do judaísmo e dos seus costumes, e a transferência desse conhecimento para o leitor faz-se de uma forma bastante leve.
Logo nas primeiras páginas assistimos a uma aula do Professor Catalão, que nos explica como surgiram, e os pontos em comum, entre as religiões judaica e a muçulmana. A criação de Israel e o eterno conflito israelo-árabe também são abordados e explicados de forma bem interessante.

As personagens que já conhecíamos d’A Célula, Afonso e Diana, tiveram um crescimento consistente, embora por vezes façam-me revirar os olhos 🙄🙄

Gostei da forma como foram introduzidas algumas referências a obras de Caravaggio, Rafael e Michelangelo, e a ligação das mesmas com a história está muito bem-feita.

O livro está dividido em cinco livros que abrem com excertos da Tora. E pensar que anda para aí muita malta que acha que as religiões apelam à paz e harmonia entre os homens.

“Se o teu irmão, filho da tua própria mãe, o teu filho ou a tua filha, a tua companheira ou o amigo a quem estimas vier secretamente seduzir-te, dizendo: «Vamos servir os deuses estrangeiros» —, deuses que nem tu nem os teus pais conheceram, os deuses dos povos que estão à tua volta, na tua vizinhança ou ao longe, de um extremo ao outro da terra — não o aceitarás nem ouvirás; não levantarás para ele olhos de compaixão nem o ajudarás a esconder-se. Pelo contrário, tens o dever de o matar. A tua mão será a primeira a levantar-se contra ele para lhe dar a morte e, a seguir, as mãos de todo o povo. Apedrejá-lo-ás até morrer, porque ele tentou desviar-te do Senhor, teu Deus, que te libertou da terra do Egito, da casa da servidão. Todo o Israel, ao sabê-lo, tremerá e ninguém repetirá mais tal delito no meio de vós.”
Tora
Deuteronómio 13, 7-12

Em resumo, foi uma boa leitura e um tempo bem passado.