Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] O Fim do Homem Soviético - Svetlana Alexievich

   


Título: O Fim do Homem Soviético

Série: Voices of Utopia #5

Autor: Svetlana Alexievich

Data de Leitura: 08/02/2019 ⮞ 04/03/2019

Classificação: ⭐


Sinopse

Volvidas mais de duas décadas sobre a desagregação da URSS, que permitiu aos russos descobrir o mundo e ao mundo descobrir os russos, e após um breve período de enamoramento, o final feliz tão aguardado pela história mundial tem vindo a ser sucessivamente adiado. O mundo parece voltar ao tempo da Guerra Fria.

Enquanto no Ocidente ainda se recorda a era Gorbatchov com alguma simpatia, na Rússia há quem procure esquecer esse período e o designe por a Catástrofe Russa. E, desde então, emergiu uma nova geração de russos, que anseia pela grandiosidade de outrora, ao mesmo tempo que exalta Estaline como um grande homem.

Com uma acuidade e uma atenção únicas, Svetlana Aleksievitch reinventa neste magnífico requiem uma forma polifónica singular, dando voz a centenas de testemunhas, os humilhados e ofendidos, os desiludidos, o homem e a mulher pós-soviéticos, para assim manter viva a memória da tragédia da URSS e narrar a pequena história que está por trás de uma grande utopia.



Minha review no GoodReads


Svetlana Alexijevich – Prémio Nobel da Literatura, 2015
"pelos seus escritos polifónicos, um monumento ao sofrimento e à coragem em nosso tempo"



Svetlana dá voz aos entrevistados e apresenta-nos o “Homo Sovieticus” a espécie que floresceu nas sete décadas de comunismo e começou a ser extinta com a ascensão de Gorbachev.
Tal como em Vozes de Chernobyl esta obra é composta pelas histórias de pessoas comuns.




**********
Comunista era aquele que lia Marx, o anticomunista era aquele que o compreendia

 

Bielorrússia