Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] A Tábua de Flandres - Arturo Pérez-Reverte

    



Título: A Tábua de Flandres

Série: -

Autor: Arturo Pérez-Reverte

Data de Leitura: 05/02/2018 ⮞ 10/02/2018

Classificação: 


Sinopse

No final do século XV, um velho mestre flamengo introduz num dos seus quadros um enigma que pode mudar a história da Europa. No quadro, o duque de Ostenburgo e o seu cavaleiro estão embrenhados numa partida de xadrez enquanto são observados por uma misteriosa dama vestida de negro. Todavia, à época em que o quadro foi pintado, um dos jogadores já havia sido assassinado.

Cinco séculos depois, uma restauradora de arte encontra a inscrição oculta: Quis necavit equitem (Quem matou o cavaleiro?) Auxiliada por um antiquário e um excêntrico jogador de xadrez, a jovem decide resolver o enigma. A investigação assumirá contornos muito singulares: o seu êxito ou fracasso será determinado, jogada a jogada, através de uma partida de xadrez constantemente ameaçada por uma sucessão diabólica de armadilhas e equívocos.


Minha review no GoodReads

A tábua de Flandres é um romance de intriga do início ao fim. Não só as personagens da história actual entram no jogo mas também aqueles que inspiraram o pintor flamengo, Pieter Van Huys, a pintar o quadro conhecido por A partida de Xadrez*.

Gostei do livro mas a parte relativa ao xadrez é um pouco chata - principalmente para quem não percebe do jogo.

Pieter Van Huys, A partida de xadrez

* Tentei descobrir se esta obra existe mas não consegui nenhuma informação credível que aponte nesse sentido.



Personagens do quadro
Fernando Altenhoffen Duque de Ostenburgo – no quadro é o jogador do lado esquerdo, vestido de encarnado. Nasceu em 1435, casou com Beatriz de Borgoña.
Beatriz de Borgoña – Nasceu em 1441, sobrinha de Filipe O Bom, Duque de Borgonha.
Roger de Arras – Nasceu em 1431, foi criado na corte, foi companheiro de jogos do futuro duque Fernando, amante de Beatriz. Foi assassinado.