Translate

[Opinião] Se numa Noite de Inverno Um Viajante - Italo Calvino

  



Título: Se numa Noite de Inverno Um Viajante

Série: -

Autor: Italo Calvino

Data de Leitura: 08/04/2024 ⮞ 28/04/2024

Classificação: 


Sinopse

Um dos mais belos romances de Calvino, um thriller literário sobre escrita e leitores.A deslumbrante obra-prima pós-modernista de Calvino combina uma história de amor, uma história policial e uma análise sarcástica da indústria editorial numa brilhante alegoria da leitura. Com base numa analogia espirituosa entre o desejo do leitor de terminar de ler o romance e o desejo do amante de consumar a sua paixão, Se numa Noite de Inverno Um Viajante é a história de dois leitores confusos cujas tentativas de chegar ao fim do mesmo livro – o próprio Se numa Noite de Inverno Um Viajante de Italo Calvino – são constante e comicamente frustradas. As Mil e Uma Noites dos nossos dias.



Minha review no GoodReads


(…) há livros destinados à mesa de cabeceira, os que têm o seu lugar ao lado da poltrona, na cozinha, na casa de banho.


(…) Há livros que me dão logo a ideia do que poderei fazer; outros não, nada.


Há livros com que simpatizo, e livros que não consigo suportar e que me vêm parar sempre às mãos.

(…)


Mas é bonito ver os livros todos juntos. Eu adoro livros...


Adorei a capa e o título.

Um romance complexo e experimental que desafia as narrativas tradicionais. Calvino explora a relação entre o autor, o texto e o leitor de forma a criar uma experiência reflexiva, mas que não funcionou de todo comigo.

A história é muito fragmentada, cada capítulo apresenta um novo estilo e género literário, que vão desde o romance policial até à ficção científica, e deixou-me completamente desorientada.