Translate

[Opinião] Numa Casca de Noz - Ian McEwan

 


Título: Numa Casca de Noz

Série: -

Autor: Ian McEwan

Data de Leitura: 14/03/2018 ⮞ 18/03/2018

Classificação: 


Sinopse

Numa Casca de Noz é o novo romance de Ian McEwan publicado pela Gradiva em Setembro, coincidindo com o lançamento internacional da obra deste premiado autor. Trudy, em adiantado estado de gravidez, planeia envenenar John, o marido e pai da criança que vai nascer, de conluio com Claude, seu amante e cunhado. Sem o saberem, têm uma improvável testemunha da trama: o bebé, residente no ventre de Trudy. Um toque de surpresa, trazido pela voz que narra o mundo.


E, com isso, apresenta uma perspectiva inigualável. A perícia das palavras, num enredo que guarda a vida e que contém a morte. Uma história de crime e engano, de traição e amor. Estes são ingredientes que, à luz da literatura e pela pena de um grande mestre da escrita, se reúnem para dar corpo a um texto irresistível.



Minha review no GoodReads

 

E para aqui estou eu, de pernas para o ar dentro de uma mulher. Com os braços pacientemente cruzados, à espera, à espera e a perguntar-me dentro de quem estou, para que estou aqui
Um começo com uma boa pitada de humor britânico.
Uma história clássica com uma visão moderna e invulgar.
Trudy e Claude pensam numa estratégia para assassinar John, ex-marido de Trudy, irmão de Claude e pai do filho que Trudy carrega no seu ventre. Os planos da mãe e do tio atormentam o nascituro.
Através do feto-narrador, Ian McEwan é capaz de refletir sobre a vários temas, tais como, a sociedade actual, o terrorismo, os refugiados, a geopolítica internacional, faz críticas ao nosso modelo económico e às guerras sem sentido. Por não viver “no nosso mundo”, por não enfrentar as mais terríveis e difíceis situações, o ser que está por nascer possui a vantagem de reflectir e criticar nossos erros e omissões.

Oh, Deus, eu podia estar fechado numa casca de noz e sentir-me rei de um espaço infinito, não fora ter pesadelos