Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios - Marçal Aquino

  


Título: Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios

Série: -

Autor: Marçal Aquino

Data de Leitura: 24/03/2024 ⮞ 29/03/2024

Classificação: 


Sinopse

No momento em que começa a narrar os fatos de Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, o fotógrafo Cauby está convalescendo de um trauma numa pensão barata, numa cidade do Pará prestes a ser palco de uma nova corrida do ouro. Sua voz é impregnada da experiência de quem aprendeu todas as regras de sobrevivência no submundo - mas não é do ambiente hostil ao seu redor que ele está falando. O motivo de sua descida ao inferno é Lavínia, a misteriosa e sedutora mulher de Ernani, um pastor evangélico. A trajetória do fotógrafo, dado a premonições e a um humor desencantado, vai sendo explicada por meio de a história de Chang, fotógrafo morto num escândalo de pedofilia; o mistério de Viktor Laurence, jornalista local que prepara uma vingança silenciosa; a vida de Ernani, que tirou Lavínia das ruas e das drogas no passado. Mesmo diante de todos os riscos, Cauby decide cumprir seu destino com o fatalismo dos personagens trágicos. "Nunca acreditei no diabo", diz ele. "Apenas em pessoas seduzidas pelo mal."


Minha review no GoodReads

Este romance foi publicado em 2005 e, se não fosse pela sua retirada da lista de leituras para o vestibular (2023) da Universidade de Rio Verde (UniRV), em Goiás, talvez nunca tivesse ouvido falar dele.
Ao que parece, O Avesso da Pele e Outono de Carne Estranha (próxima leitura) foram censurados este ano de 2024 numa escola estadual do Rio Grande do Sul.

Num livro pequeno, com pouco mais de 200 páginas, somos transportados para o interior do estado do Pará, aquele Brasil profundo, pouco visto e conhecido.

A história centra-se no amor e nas suas consequências, narrando a vida de Cauby, um fotógrafo paulista que recebe financiamento para documentar a vida das mulheres que se prostituem na cidade.
É na loja de um chinês pedófilo que ele conhece Lavínia, uma jovem mulher como tantas outras em todo o Brasil, proveniente de um lar desestruturado, vítima de toda a violência possível, mas que ainda alimenta esperanças de encontrar o amor.


Alguns amores levam à ruína. Eu soube disso desde a primeira vez em que Lavínia entrou na minha casa.

 

Lavínia é casada com Ernani, pastor de uma igreja evangélica, que divide o seu tempo entre a construção de templos, pregações e tentativas de salvar as almas perdidas.

O romance é narrado por dois protagonistas: Altino, um bancário que viveu em função do seu amor platónico por Marinês, sua colega de trabalho, já falecida, e Cauby, que através das memórias de Altino nos relata a vida de Lavínia e Ernani.

É uma leitura que começa de forma lenta, mas que se torna avassaladora ao longo das páginas, não só pela intensidade das histórias e pelas personagens muito bem desenvolvidas, mas também pela escrita e pela forma como o autor cria uma atmosfera densa e envolvente.