Título: Almas Cinzentas
Série: -
Autor: Philippe Claudel
Data de Leitura: 02/03/2024 ⮞ 03/03/2024
Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse
Inverno de 1917. Numa pequena povoação da Lorena, a poucos quilómetros do campo de batalha onde decorre uma das maiores carnificinas da história da Europa, é descoberto o cadáver de uma menina de dez anos. O assassino é encontrado na figura de um jovem desertor que é imediatamente executado, ainda que uma testemunha diga que viu a criança encontrar-se com o insondável Procurador da terra na noite do crime.
Muitos anos depois, vai ser o polícia da aldeia, que desde o início duvidara da culpa atribuída ao rapaz, a relembrar o dia do crime e a cadeia de acontecimentos que o precederam e que se lhe seguiram. Uma história que termina com a tomada de consciência de que, na fronteira entre o bem e o mal, todos somos a um tempo culpados e inocentes, justos e injustos, almas cinzentas e atormentadas.
Minha review no GoodReads
Todos somos almas cinzentas, susceptíveis de escurecer se as circunstâncias assim o permitirem.
Uma obra profundamente envolvente e emocionante, com uma narrativa habilmente construída, que nos mergulha num ambiente pesado, sombrio e melancólico.
Philippe Claudel desenvolve as personagens de forma complexa, explora as suas motivações, conflitos internos e dilemas morais com grande sensibilidade e subtileza.
Um livro muito forte, comovente e que me arrebatou.