Título: O País dos Outros
Série: In the Country of Others #1
Autor: Leïla Slimani
Data de Leitura: 11/05/2022 ⮞ 15/05/2022
Classificação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse
Da aclamada autora franco-marroquina, uma atmosférica e inquietante saga familiar que põe em relevo uma mulher enredada entre duas culturas, dividida entre a dedicação à família e o amor à liberdade com que cresceu.
Minha review no GoodReads
Quando cheguei ao fim do livro pensei: mas que raio, isto acaba assim?! 🧐
Já é a segunda vez, num espaço muito curto de tempo, que fico com a sensação que faltam páginas ao livro.
Depois de uma pequena pesquisa parece que O País dos Outros é o primeiro volume de uma trilogia (agora é sentar e aguardar pelos próximos, que ainda nem devem estar escritos) que conta a saga familiar da autora.
É a história de Mathilde, uma alsaciana, que se apaixona em 1944 por Amine Belhaj, um marroquino que combatia no exército francês. O casal muda-se para os arredores de Meknès – uma das cidades imperiais de Marrocos, e que foi capital entre 1672 e 1727 – e começam uma nova vida.
Mathilde chega cheia de sonhos, mas a jovem esposa rapidamente descobrirá em que condições irá viver.
O clima é quente, há demasiada poeira, há diferenças culturais e religiosas inultrapassáveis, há conflitos geracionais, há xenofobismo e racismo, e como estão num período pré-independência há uma escalada da violência nas lutas entre marroquinos e franceses.
Explorada, indignada, desfigurada pelos golpes do seu marido, Mathilde vive dominada na quinta da família. Por vezes é submissa, por vezes é rebelde. Sobrevive por conta da sua força de carácter, pelo seu amor pelos filhos e pela sua determinação em melhorar a vida de todos, até o ponto de se sacrificar.
As tensões entre o casal são fortes e violentas. Amine não sabe lidar com uma mulher emancipada.
Uma história densa, muito bem escrita e com as personagens muito bem definidas.
Quando sai o próximo? 🕒