Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] Ariadne - Jennifer Saint


Título: Ariadne

Série: -

Autor: Jennifer Saint

Data de Leitura: 30/07/2023 ⮞ 18/08/2023

Classificação: ⭐


Sinopse

Todos conhecem a história do Minotauro, de Dédalo e o seu labirinto, e do novelo que ajudou Teseu a escapar do covil do monstro. Mas quem se lembra da história de Ariadne, que desafiou os deuses e os homens e traiu o seu reino para salvar Teseu?

Contada a partir das perspetivas de Ariadne e de Phaedra, esta história empresta voz às mulheres esquecidas do mito e fala da sua força sobre os deuses raivosos e petulantes. Os temas do empoderamento feminino e do abuso masculino estão implícitos neste romance de escrita viciante e trama envolvente.


Minha review no GoodReads


Quando aqui aprisionou a dúplice figura de touro e jovem,

por duas vezes o alimentou com sangue de Acte. A terceira

das levas (eram sorteadas cada nove anos) venceu o monstro,

E quando, graças ao auxílio de uma jovem, a difícil porta,

jamais por alguém trilhada, foi achada recolhendo um fio,

logo o filho de Egeu, raptando a filha de Minos, se fez à vela

rumo a Dia. E nesta praia abandonou, cruel, a companheira.

Metamorfoses, Ovídio


Ariadne é um reconto da história da princesa de Creta e do Minotauro.

Talvez por ser um episódio menos conhecido, acabei por gostar mais deste do que de O Canto de Aquiles e O Silêncio das Mulheres, mas não me cativou completamente.

O livro foca-se principalmente em Ariadne, Teseu e Dioniso, mas também nos conta episódios mitológicos de Dédalo e Ícaro, as Amazonas e Hipólito, Dioniso e Perseu, Medusa, Sémele, entre outros.


Ariadne era filha do rei Minos e da rainha Pasífae de Creta. Minos era um rei poderoso que havia conquistado Atenas e impôs um tributo terrível sobre a cidade: a cada nove anos, sete jovens e sete donzelas atenienses seriam enviados para Creta como sacrifícios para o Minotauro, uma criatura metade homem, metade touro, que habitava um labirinto construído pelo inventor Dédalo.


Teseu, o jovem príncipe de Atenas, decidiu enfrentar o desafio do Minotauro e salvar seus compatriotas. Ele ofereceu-se voluntariamente para ser um dos sacrifícios e partiu para Creta. Ao chegar lá, Teseu chamou a atenção de Ariadne. Ela ficou fascinada pelo jovem herói e estava disposta a ajudá-lo a derrotar o Minotauro.


Ariadne aproximou-se de Teseu e ofereceu-lhe sua ajuda, fornecendo-lhe uma moca mágica e um novelo de fio encarnado. Explicou-lhe que o novelo de fio o ajudaria a encontrar o caminho de volta através do labirinto depois de derrotar o Minotauro. Teseu aceitou a ajuda de Ariadne e prometeu levá-la consigo para Atenas depois de cumprir sua missão.


Usando o novelo de fio, Teseu conseguiu encontrar o Minotauro no labirinto e, após uma batalha feroz, derrotou a criatura. Depois, usou o novelo para rastrear o caminho de volta através do labirinto e conduziu os outros jovens atenienses à segurança.


Com o Minotauro derrotado, Teseu e os atenienses estavam prontos para partir de Creta. Ariadne partiu com ele rumo a Atenas.


Durante a viagem de regresso, Teseu e Ariadne fizeram uma paragem na ilha de Naxos (ou Dia), e Teseu abandonou Ariadne enquanto ela dormia. Desolada e abandonada, Ariadne foi encontrada por Dioniso, o deus do vinho e do teatro. Ele apaixonou-se por ela e tomou-a como sua esposa, oferecendo-lhe uma coroa de estrelas e transformando-a numa constelação no céu, conhecida como a Corona Borealis.


Imagem retirada de www.go-astronomy.com