Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] Sob Um Céu Escarlate - Mark T. Sullivan

 



Título: Sob Um Céu Escarlate

Série: -

Autor: Mark T. Sullivan

Data de Leitura: 30/06/2023 ⮞ 10/07/2023

Classificação: ⭐⭐


Sinopse

Pino Lella não quer nada com a guerra ou com os nazistas. Ele é um adolescente italiano normal - obcecado por música, comida e miúdas, mas os seus dias de inocência estão contados. Quando a sua casa em Milão é destruída pelas bombas dos Aliados, Pino junta-se a uma via-férrea subterrânea ajudando judeus a escapar dos Alpes e apaixona-se por Anna, uma bela viúva seis anos mais velha do que ele.


Numa tentativa de protegê-lo, os pais de Pino forçam-no a alistar-se como soldado alemão - julgando que assim o manteriam longe de combate. Mas Pino é ferido e depois recrutado, aos dezoito anos, como motorista pessoal do general Hans Leyers, o caudilho de Adolf Hitler na Itália, e um dos comandantes mais misteriosos e poderosos do Terceiro Reich.


Agora, com a oportunidade de espiar o Alto-Comando Alemão, Pino luta em segredo, suportando os horrores da guerra e da ocupação, tendo a sua coragem reforçada pelo seu amor por Anna e pela vida que ele sonha que um dia compartilhar.


Minha review no GoodReads


Se gostei do livro?

Sim, mas também não é um livro para ter, no dia de hoje, uma classificação de 4,43 no Goodreads.


Se história é verdadeira?

Obviamente que não, mas cativa! De verdadeiro só mesmo a Segunda Guerra Mundial.


Pino envelheceu. Viu os seus filhos crescerem e a sua conta bancária diminuir, mas atravessou os seus sessenta anos muito animado. Esquiou. Escreveu sobre desportos motorizados para várias publicações italianas. Teve amigos e namoradas interessantes. Nunca falou uma única vez sobre Anna, nem sobre o general Leyers, o padre Re e a Casa Alpina, nem sobre o que tinha feito durante a guerra.


E de repente, 60 anos depois, reconstrói as memórias dos anos 40 do século XX com uma memória que faria inveja a qualquer elefante. Ah! Menos, muito menos.

Além disso, há momentos que claramente são pensados para um filme/série. Pino Lella, um herói improvável que desafia constantemente as autoridades e consegue sair ileso de todos os azares que lhe aparecem no caminho.


Se há coisa que este romance me trouxe foi curiosidade sobre a Itália durante a Segunda Guerra Mundial, e posteriormente a implantação da República Italiana. Confesso que sei muito pouco.