Título: Uma Gaiola de Ouro
Série: Faye's Revenge #1
Autor: Camilla Läckberg
Data de Leitura: 22/07/2023 ⮞ 25/07/2023
Classificação: ⭐⭐
Sinopse
A nova série da Rainha Europeia do Crime.
Uma Gaiola de Ouro é um romance destemido sobre uma mulher que foi usada e traída, até tomar conta do próprio destino.
Uma história dramática sobre engano, vingança e redenção.
COMO A VINGANÇA DE UMA MULHER PODE SER BELA E BRUTAL
Aparentemente, Faye parece ter tudo. Um marido perfeito, uma filha que adora e um apartamento de luxo na melhor zona de Estocolmo. No entanto, algumas memórias sombrias da sua infância em Fjällbacka assombram-na e ela sente-se, cada vez mais, como se estivesse presa numa gaiola de ouro. Antes de desistir de tudo pelo marido, Jack, era uma mulher forte e ambiciosa.
Quando ele a trai, o mundo de Faye desmorona-se e ela perde tudo, ficando completamente devastada. É então que decide retaliar e levar a cabo uma cruel vingança.
Minha review no GoodReads
Ora vamos lá por partes.
Quando pego num livro destes, não estou à espera de uma grande obra literária. Espero algo que seja facilmente digerido, não exija muito pensamento, não me faça revirar os olhos e que preencha um bom par de horas de lazer.
O livro divide-se em duas partes: antes do divórcio e depois do divórcio.
Na primeira parte, conhecemos Faye, uma mulher que estudava Economia e que "por amor" desistiu do curso de Economia para que o marido fosse bem sucedido no mundo dos negócios.
A família é composta pelo casal e a filha, e as únicas funções de Faye são:
ioga, arranjar as unhas, organizar jantares, certificarem-se de que a empregada doméstica mantinha a casa arrumada, organizar os exércitos de babysitters, manter o peso sob controlo ou, de preferência, a falta dele, estarem molhadas e excitadas e, o mais importante de tudo, aprender a fechar os olhos às ocasiões em que os maridos chegavam tarde a casa, depois de um «jantar de negócios», com a camisa meio de fora das calças.
Há um desfilar de marcas, como se fossem publicidade no meio de um filme na TV, para mostrar o quão ricos e chiques são tanto a família como os amigos.
Amarone, Armani, Armani Code, Arne Jacobsen, Audemars Piguet, Boss, Cartier, Chanel, Dolce & Gabanna, Ferrari, Hervé Léger, iPad, iPhone, Isabel Marant, Jimmy Choo, Josef Frank, La Perla, Lancôme, Louis Vuitton, Nespresso, Patek Philippe, Porsche Boxter, Porsche Cayenne, Rock Stud, Rolex, Stella McCartney, Svenskt Tenn, Tiger, Valentino, Vesna W. Andara, Yves Saint Laurent, Zara.
Ou seja, Faye, a mulher muito inteligente, escolheu a anulação completa por causa de um homem, é “imensamente feliz” e só no dia em que percebe que Jack sempre a traiu, em que ele lhe pede o divórcio e a deixa sem absolutamente nada, resolve vingar-se à grande e à sueca. É interessante esta visão, Jack não a pode trair mas ela pode….Dois pesos, duas medidas.
Na segunda parte, assistimos ao início da nova vida de Faye e ao nascimento do plano de vingança. As coisas, a partir daqui, são completamente inverossímeis. Faye, depois do divórcio, fica sem nada, começa um negócio de passeio de cães e em menos de três anos torna-se multimilionária com uma marca de cosméticos. A execução da última parte da vingança está muito mal amanhada !! A cena do sangue e do ADN é absurda. De onde aparece a Mãe??
Com Uma Gaiola de Ouro, Camilla Läckberg dá um novo passo na sua carreira, conseguindo um romance cuja protagonista é inesquecível e nos traz uma clara mensagem feminista.
Este livro não é sobre girl power ou feminismo; achar que as coisas que Faye fez, incluindo dois homicídios, é legítimo é simplesmente estúpido. Justificar com violência doméstica todas as atitudes é só intelectualmente desonesto. Os homens nesta história são todos maus, apenas servem para satisfazer os caprichos das mulheres, já as mulheres podem ser tudo o que criticam nos homens, infiéis, manipuladoras, interesseiras, egoístas etc. Romantizar a anulação de uma mulher, validar atitudes condenáveis é passar uma mensagem completamente equivocada do que é certo e errado.
O próximo volume, Asas de prata vai já de seguida que isto é como os xaropes, tapa-se o nariz e vai tudo a eito.
#CrimeNaAreia