Título: O Continente - Vol. I
Série: O tempo e o vento #1
Autor: Erico Verissimo
Data de Leitura: 07/08/2017 ⮞ 19/08/2017
Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse
'O Continente' abre a mais famosa saga da literatura brasileira, 'O tempo e o vento'. A trilogia - formada por 'O Continente', 'O retrato' e 'O arquipélago' - percorre um século e meio da história do Rio Grande do Sul e do Brasil, acompanhando a formação da família Terra Cambará. Num constante ir e vir entre o passado - as Missões, a fundação do povoado de Santa fé - e o tempo de Sobrado sitiado pelas forças federalistas, em 1895, desfilam personagens fascinantes, eternamente vivos na imaginação dos leitores de Erico Verissimo - o enigmático Pedro Missioneiro, a corajosa Ana Terra, o intrépido e sedutor capitão Rodrigo, a tenaz Bibiana.
Minha review no GoodReads
A trilogia O Tempo e o Vento: O Continente, O Retrato, O Arquipélago, uma das obras-primas da literatura gaúcha e brasileira, está dividida em sete livros. Pela amostra deste primeiro não devo demorar muito para lê-los a todos.
Érico Veríssimo narra a saga da família Terra-Cambará e dá-nos a conhecer a história das origens da formação do estado do Rio Grande do Sul, marcado por guerras fronteiriças e revoluções sangrentas, e da formação do povo gaúcho. A conquista deste território foi feita inicialmente por aventureiros, a oeste e a sul da região, em busca de planícies férteis e posteriormente por açorianos que se estabeleceram na zona litoral.
Uma grande aula de história. Durante os 150 anos que decorrem nesta obra ocorrem grandes acontecimentos históricos, entre outros:
Tratado de Madrid
Guerra dos Farrapos - Revolução Farroupilha
Guerra do Paraguai
Revolução Federalista
O romance é narrado na terceira pessoa, com uma linguagem quase lírica e ao mesmo tempo com a utilização da linguagem tradicional do sul.
É um símbolo da literatura regionalista juntamente com algumas obras de Jorge Amado e João Guimarães Rosa.
Este primeiro volume d’O continente - vol. 1 é dividido em sete capítulos sendo que A fonte, Ana Terra e Um certo Capitão Rodrigo, que nos apresentam o início da família Terra-Cambará, podem ser lidos independentemente dos fragmentos d’O sobrado.
No capítulo A fonte é-nos apresentado Pedro Missioneiro – o mameluco através do qual surge toda a família. Érico Veríssimo narra-nos a vida nas missões, as guerras e o genocídio dos índios. É interessante a forma como a cultura religiosa é abordada misturando o misticismo católico com o a consciência mágica dos índios.
No capítulo Ana Terra, o melhor em termos de narrativa, enredo, personagens, estilo, acompanhamos a história sofrida de Ana, uma personagem feminina impressionante e poderosa.
No capítulo Um certo Capitão Rodrigo, é-nos apresentado o gaúcho típico, não só pelos trajes que usa (bombacha, chapéu, facão e lenço encarnado) como pela sua personalidade forte, jeito valente e machista.
“– Buenas e me espalho! Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho!”
Bibiana Terra é uma personagem forte, solitária, generosa e sofrida. Lembra-nos a sua avó Ana Terra.
O Capitão Rodrigo desperta-nos os mais variados sentimentos. É um homem audacioso, mulherengo e sempre metido em confusão, mas também é justo, abolicionista e defensor dos mais fracos.
Faltam 6 volumes, há que agendar a leitura do próximo.