Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] Aos 7 e aos 40 - João Anzanello Carrascoza

 


Título: Aos 7 e aos 40

Série: -

Autor: João Anzanello Carrascoza

Data de Leitura: 05/09/2017 ⮞ 07/09/2017

Classificação: ⭐


Sinopse

Em seu primeiro romance, o premiado autor João Anzanello Carrascoza, considerado um dos maiores contistas brasileiros da atualidade, apresenta recortes cotidianos da vida do protagonista em dois momentos distintos: aos sete e aos quarenta anos. Os acontecimentos marcantes incluem, na infância, o roubo do pássaro do vizinho e as partidas de futebol disputadas com o irmão ao fim de tarde no quintal de casa e, na maturidade, a separação da mulher e a falta dolorosa que sente do filho. Impresso em uma cor, sobre papel verde, o livro traz as narrativas da infância na parte superior da página enquanto as da vida adulta se encontram na inferior, acentuando a dualidade presente na obra. Com sua prosa delicada e melancólica, Carrascoza evidencia a influência de pequenos atos na definição da trajetória de uma vida. Um belo romance de estreia que reforça o talento literário do exímio contista.



Minha review no GoodReads


João Anzanello Carrascoza é conhecido como escritor de contos, e este Aos 7 e aos 40 foi o seu primeiro romance (2013).

A história é-nos contada através de “flashes” que ocorrem na infância e na idade adulta. Através destes momentos testemunhamos aventuras marcantes, amores, amizades, alegrias, mas também desilusões, dor, aflições e amarguras.

A escrita é maravilhosamente poética e a estrutura bastante original. Os capítulos ímpares são passados na infância enquanto que os pares são já na idade adulta, como se fossem os dois lados da mesma moeda.

Uma leitura rápida, mas profundamente sensível.


Acho que já estou preparada para me lançar à trilogia do adeus

1. Caderno de um Ausente;

2. Menina escrevendo com pai;

3. A pele da terra.


Recomendo!