Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] Americanah - Chimamanda Ngozi Adichie

 


Título: Americanah 

Série: -

Autor: Chimamanda Ngozi Adichie

Data de Leitura: 10/10/2017 ⮞ 22/10/2017

Classificação: ⭐⭐


Sinopse

Ainda adolescentes, Ifemelu e Obinze apaixonam-se. A Nigéria vive dias sombrios sob o jugo de uma ditadura militar e quem pode abandonar o país fá-lo rapidamente.

Ifemelu, bela e ousada, vai estudar para os Estados Unidos. Para trás, deixa o país, a família e Obinze, a quem chama Teto, um nome que testemunha uma intimidade absoluta e irrepetível.

Obinze, introvertido e meigo, planeava juntar-se-lhe, mas a América do pós-11 de setembro fecha-lhe as portas. Sem nada a perder, ele arrisca uma vida como imigrante ilegal em Londres.

Anos mais tarde, na recém-formada democracia nigeriana, Obinze é um homem rico e poderoso. Nos Estados Unidos, Ifemelu também vingou: é autora de um blogue de culto. Mas há algo que nem a América nem o tempo conseguem apagar. E quando decide regressar à Nigéria, Ifemelu terá de reinventar uma linguagem comum com Obinze e encontrar o seu lugar num país muito diferente do que guardou na memória.


Nome maior da literatura contemporânea, Chimamanda Ngozi Adichie disseca conceitos fundamentais tais como identidade, nacionalidade, raça, diferença, solidão e amor. Americanah parte de uma história de amor para construir um romance de ideias tão universal quanto implacável. Uma incontestada obra-prima.


Minha review no GoodReads

É através da história de amor entre Ifemelu e Obinze que se vai construindo um livro sobre identidade, nacionalidade, raça, diferença, solidão, ambição, amor e as suas complexas interacções na vida real.

É um livro que nos desafia, incomoda, e questiona, mas que nos deixa mais inteligentes. A escrita é simples, moderna, acutilante e acima de tudo provocadora. Subtil e periodicamente Chimamanda vai introduzindo novos assuntos e/ou perspectivas, dá saltos geográficos e faz observações com muito humor.


Mais uma TED talk que vale a pena ver: