Translate

Pesquisar neste blogue

[DNF] O Instituto - Stephen King

                                   


 

Título: O Instituto

Série: -

Autor: Stephen King

Data de Leitura: 07/10/2025 ⮞ 11/10/2025

Classificação: 


Sinopse

A meio da noite, na casa de uma rua tranquila de Minneapolis, intrusos matam silenciosamente os pais de Luke Ellis e levam-no numa carrinha preta. A operação demora menos de dois minutos. Luke vai acordar no Instituto, num quarto parecido com o dele mas sem janela. E há outras portas, que fecham outras crianças com talentos especiais telecineia e telepatia - e que ali chegaram da mesma maneira que Luke: Kalisha, Nick, George, Iris e Avery Dixon de dez anos. Todos eles estão na Metade da Frente. Luke fica a saber que há outros na Metade de Trás, de onde nunca se volta.

Na mais sinistra das instituições, a diretora, a senhora Sigsby, e a sua equipa dedicam-se impiedosamente a extrair dessas crianças a força de seus dons paranormais. Não há escrúpulos aqui. Se se colaborar, recebe-se fichas para as máquinas de venda automática. Se não, a punição é brutal. À medida que cada nova vítima desaparece para a parte de trás, Luke vai ficando cada vez mais desesperado para sair e pedir ajuda. Mas nunca ninguém conseguiu fugir do Instituto.



Minha review no GoodReads


DNF 30%


Saí da minha zona de conforto para ler algo do “mestre” Stephen King… e que decepção.


A história começa com Tim Jamieson, um ex-polícia que cede o seu lugar num avião a um funcionário do governo em troca de dinheiro e resolve seguir viagem à boleia pelas estradas dos Estados Unidos, rumo a Nova Iorque. Está numa fase de transição na vida, depois de ter deixado a carreira nas forças policiais. Tim aceita um trabalho simples como guarda-nocturno na pequena cidade de DuPray — um trabalho que parece tranquilo, com pouco risco e rotina previsível.


Mas, de forma abrupta, depois do capítulo 15, Tim desaparece sem explicações. Cheguei a pensar que me faltavam páginas do livro, mas não: Tim desaparece da face da terra, e a história muda para Luke Ellis.


Luke Ellis é um rapaz prodígio de 12 anos, que foi aceite no MIT e noutra universidade, e que tem capacidades psíquicas (telepatia e telecinese). Um exagero que se torna ridículo. A história recomeça com a tragédia da sua família: os pais de Luke são assassinados e ele é sequestrado por agentes do Instituto, uma organização secreta que captura crianças com poderes especiais.


Toda a cena do assassinato dos pais de Luke é risível. Aliás, os assassinos são tão desastrados que dá logo para perceber que este tal de Instituto é feito de gente a dar para o incompetente.


Luke acorda numa cópia do seu quarto, mas sem janelas. É tão inteligente que demora bastante tempo a perceber o que lhe aconteceu. Lá, encontra outras crianças com habilidades semelhantes, mas a atmosfera é opressiva e controladora. Os funcionários do Instituto usam técnicas de manipulação e punição para manter as crianças subjugadas e tentam explorar os seus poderes para fins obscuros.


Mas, como é óbvio, é preciso arranjar forma de Luke se rebelar — e nada mais, nada menos, do que receber um computador com internet. Com internet!!! E sem qualquer tipo de vigilância. Claro que Luke, com a inteligência que tem, descobre logo uma vulnerabilidade no sistema e consegue aceder ao mundo exterior. Really? Aqui já tinha revirado tanto os olhos que eles estavam alojados na nuca.


Tentei, não gostei, não tenho vontade de continuar. O Instituto é exagerado, previsível e incrivelmente preguiçoso.

Mestre? Só se for da Culinária…






Achievement  Spine Tinglers